Iveco investirá mais R$ 1 bilhão na América Latina

Do total a ser aplicado até 2025, 60% serão destinados ao desenvolvimento de produtos, 15% a processos industriais, qualidade e recrutamento, 13% a pós-venda, serviços ao cliente e rede e 12% à localização de peças

A Iveco, que completa 25 anos de operação no Brasil, anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para a América Latina, completando o ciclo de aportes que teve início em 2021 e termina em 2025. O objetivo, segundo a companhia, é fortalecer ainda mais a presença na região, lançando as bases para o sucesso futuro da marca.

O valor é destinado ao desenvolvimento de novos produtos, como a linha Euro 6, e serviços (programas com foco em Costumer Experience, novo plano de treinamento de pós-venda na rede de concessionários, ampliação da linha Nexpro – de peças testadas e homologadas pela montadora e outros programas), continuidade da expansão da rede de atendimento, nacionalização/localização no fornecimento de peças e componentes, incremento nos processos produtivos e contratações.

Do total a ser aplicado, 60% serão para o desenvolvimento de produto, 15% para processos industriais, qualidade e recrutamento, 13% para pós-venda, serviços ao cliente e rede e 12% para localização de peças.

“Teremos muitas novidades em 2022 e tenho certeza que nosso crescimento sustentável ganhará mais fôlego. Continuaremos avançando no mercado de transportes”, afirma Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.

O avanço a que Querichelli se refere pode ser visto no balanço dos últimos anos. Em 2021, a Iveco registrou crescimento de 70% em comparação com o ano anterior, sendo a marca de caminhões que mais cresceu no Brasil. Em 2020, a empresa expandiu 30% e foi a montadora de caminhões que mais avançou no mercado durante o período. “O nosso intenso trabalho em diversas frentes – expansão da rede de concessionários, desenvolvimento de novos produtos e serviços e contratações – resultou em um crescimento muito significativo nas nossas vendas”, diz o presidente. 

A empresa atribui os bons resultados alcançados a fatores como o portfólio completo de produtos da marca, dos leves aos extrapesados. “São produtos que podem atender facilmente diferentes operações do transporte de cargas. Por exemplo, a versátil Daily, que é vista nas ruas implementada com baú e até como motorhome, o Tector, que é um veículo para o transporte de todo tipo de carga, e os pesados Hi-Road e Hi-Way, que garantem a robustez para o cliente nas viagens rodoviárias de longa distância”, comenta Bernardo Brandão, diretor de marketing e produto da Iveco para a América Latina. 

Os destaques de 2021 são o Tector Auto-Shift Coletor para o setor de coleta de resíduos, e a Daily 35-160 Euro 6, apresentada em dezembro do ano passado. O modelo, cada vez mais brasileiro, teve um aporte de alta tecnologia, com foco na redução de emissões, conforto, economia e a consagrada estrutura chassi-cabine, que proporciona durabilidade e versatilidade para o modelo, segundo a empresa.

“Nossos esforços e investimentos também renderam frutos com a expansão da capilaridade da nossa rede de atendimento. No Brasil, estamos presentes em 100% do território nacional, de norte a sul do país. Nossos clientes, que muitas vezes transportam cargas para países vizinhos, também contam com essa alta capilaridade na América Latina: temos 158 pontos de atendimento, entre concessionárias e pontos assistenciais, no continente e isso faz a diferença para quem está nas estradas”, acrescenta Brandão. 

Outro ponto importante da Iveco que ganha muita força em 2022 é o programa Brasil Natural Power. A marca está investindo no desenvolvimento e produção de caminhões pesados movidos a gás, apostando na sustentabilidade e na rentabilidade do cliente. “Essa é a base do nosso programa que, em breve, causará um impacto positivo muito forte no mercado nacional”, diz Brandão. 

A empresa também investiu em pessoas com a contratação de mil funcionários, incluindo executivos com grande vivência em empresas do segmento de transportes, para áreas-chave na América Latina.

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