A Ford começou neste mês a vender a Maverick, picape global que chega para ampliar o portfólio da marca e inaugurar um novo segmento no Brasil. O modelo custa R$ 239.990 e é oferecido na versão exclusiva Lariat FX4, topo de linha, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, e conta também com vários acessórios de personalização, além da opção de blindagem feita por empresa certificada.
Segundo a Ford, o Brasil é um dos primeiros países a receber a nova picape, depois da América do Norte, onde foi eleita “Picape do Ano” e é um sucesso de vendas. Tanto que a produção deste ano já foi totalmente reservada e novos pedidos só serão aceitos para a linha 2023.
“A Maverick é um veículo inovador, que chega para atender um espaço em branco no mercado. Ou seja, o número crescente de consumidores que estão descobrindo a versatilidade e as vantagens de ter uma picape para uso pessoal, mas desejam também o conforto de um SUV e a dirigibilidade de um sedã premium. A Maverick proporciona tudo isso com o conhecido DNA da família de picapes Ford Raça Forte, líder mundial do segmento”, diz Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford América do Sul.
Urbana, esportiva e com perfil off-road, a Maverick, que é produzida no México, segue o estilo robusto das demais picapes da marca, com caçamba de 943 litros e capacidade para 617 quilos de carga. O seu lado SUV começa a ser revelado quando se entra na cabine, mais baixa (218 mm), confortavelmente e sem nenhum esforço. Com comprimento situado entre as picapes médias e intermediárias (5.073 mm), o veículo também é fácil de manobrar na cidade e surpreende pelo espaço generoso para cinco passageiros e bagagem.
O motor é o turbo EcoBoost 2.0 de 253 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em sete segundos, com transmissão automática de oito velocidades. A tração integral AWD, as rodas de 17 polegadas com pneus todo-terreno 225/65 R17 Scorpion da Pirelli e os cinco modos de direção garantem ótimo desempenho também nas trilhas.
Além da conectividade FordPass Connect para comandos, informações e alertas remotos pelo celular, a nova picape vem com: faróis de Led automáticos, sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código, entre outros equipamentos. “Desenvolvemos a Maverick com o conceito de design centrado no ser humano, focado na funcionalidade e na experiência do produto, usando a experiência da Ford em picapes e SUVs para extrair o melhor desses dois mundos”, explica Fábio Sandrin, gerente de design da Ford América do Sul