O Grupo Protege inaugurou em Campinas, no interior de São Paulo, o maior hub logístico do país para o transporte de cargas de alto valor agregado. A nova unidade tem 12 mil m² e conta ainda com uma base operacional certificada pela Polícia Federal, atendendo aos mais rígidos controles de segurança permitidos pela legislação – como paredes e guaritas blindadas, monitoramento eletrônico 24 horas, torre de controle, entre outros equipamentos.
A nova estrutura está localizada próxima ao aeroporto internacional de Viracopos, principal terminal aéreo de cargas do país, e de rodovias estratégicas para atender à demanda de centros de distribuição, fábricas de tecnologia, operadores logísticos e indústrias farmacêuticas localizadas na região metropolitana de Campinas.
O hub ainda vai servir às seguintes rotas: Sul de Minas (Varginha, Pouso Alegre e Extrema e arredores); Região Centro Oeste (Anápolis-GO e Brasília-DF e arredores); Região Sul; (Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e arredores das capitais); Região Sudeste: (Estado de São Paulo e Estado do Rio de Janeiro); Região Metropolitana de Belo Horizonte (Belo Horizonte, Contagem e Betim); e Região Metropolitana de Vitória (Vitória, Cariacica e Serra).
O hub logístico centralizará toda a operação do Carga Segura no país, serviço de transporte de bens de alto valor agregado em veículos blindados e refrigerados do Grupo Protege, e terá mais de 50 caminhões dedicados especialmente ao novo espaço.
A solução resulta de uma demanda crescente de transporte de alta segurança para eletrônicos, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros produtos. Atualmente, são atendidos diversos clientes, espalhados por todo o país. Desde sua criação, a operação nunca registrou um único sinistro e nem mesmo tentativa de sinistro.
A Protege já mantém um escritório dentro do aeroporto de Viracopos para apoiar todas as operações do Carga Segura e agora os clientes vão contar com uma estrutura ainda mais completa em Campinas. Ao todo, a empresa investiu R$ 30 milhões nos últimos dois anos, entre aquisição do terreno, construção do hub logístico e a compra de novos veículos para a frota do Carga Segura.
“A certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) e a localização estratégica do hub logístico nos permitem prestar serviços aos nossos clientes com maior velocidade e dinamismo. A demanda pelo Carga Segura registrou crescimento de 75% em comparação com 2019, e as novas dinâmicas adotadas pelas empresas durante a pandemia consolidaram a preferência pelo transporte de cargas com veículos 100% blindados”, diz Rodrigo Marchini, diretor comercial do Grupo Protege.
Um dos grandes diferenciais do Carga Segura é o transporte com caminhões totalmente blindados, certificados pela Polícia Federal, e a presença de uma equipe de quatro vigilantes armados – semelhante ao da operação de carro-forte. O transporte de medicamentos, insumos farmacêuticos e cosméticos em blindados refrigerados possui ainda certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas características, aliadas ao gerenciamento de riscos do Grupo Protege, fazem com que o serviço tenha a maior cobertura de seguro do mercado.
Atualmente, os principais clientes do Carga Segura são a indústria de eletrônicos e de componentes eletrônicos, além de farmacêuticas. A frota do Grupo Protege conta com 1,1 mil veículos, sendo que para o transporte de cargas de alto valor agregado são utilizadas carretas com capacidade para 28 paletes (28 toneladas) e caminhões com capacidade para 14 e 4 paletes. Todos os veículos possuem blindagem nível 3 (máximo permitido por lei) e suspensão pneumática. Os veículos refrigerados operam entre 8⁰ C e -20⁰ C, com controle de temperatura e umidade em tempo real.