Está começando um novo capítulo da história do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp). Com 86 anos de história, a maior entidade patronal do setor na América Latina, e responsável por representar mais de 21.000 empresas na região metropolitana de São Paulo, empossou o empresário Adriano Depentor como seu novo presidente para o triênio de 2022-2024. O gestor sucede Tayguara Helou, que dirigiu o sindicato nos últimos seis anos.
O Estado de São Paulo como um todo é um dos grandes polos do transporte de cargas brasileiro. Mais de 60% de tudo aquilo que é produzido no país passam pelas rodovias e grande parte desses produtos parte do estado, ou chega até ele para ser escoado. A região também é consideravelmente impactada por desafios logísticos, de infraestrutura, segurança e burocracias, que serão focos de melhoria durante a gestão do novo presidente da entidade.
Durante a solenidade de posse, que aconteceu na última terça-feira, dia 8, no Palácio dos Transportes, em São Paulo, Adriano Depentor destacou os principais pilares de sua gestão, que serão a infraestrutura, a desburocratização e trazer ao setor mais jovens e mulheres, na sua opinião, trarão uma nova visão aos negócios. “Temos que mostrar aos jovens que o transporte é um setor promissor e extremamente tecnológico, com muitas oportunidades. Também precisamos de mais mulheres e diversidade nas empresas porque somente com visões distintas é possível inovar, nos adaptarmos às mudanças e desafios que certamente virão, definirmos estratégias mais flexíveis e chegarmos a resultados exponenciais”, afirmou.
Nos últimos anos, houve grandes avanços para a entidade. O Setcesp implementou novos serviços que beneficiam as empresas do segmento, como o Clube de Compras, Cursos EAD, certificado digital, teste de opacidade e exame toxicológico. Criou o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), a Central de Atendimento Setcesp em Jundiaí e Barueri (CAS), também a Câmara de Arbitragem do Transporte (CATC), em parceria com o sindicato dos autônomos, e o movimento Vez & Voz, uma rede de valorização e incentivo à participação de mulheres no TRC. Além disso, foi através do trabalho realizado pela entidade que conquistas importantes para o setor, como a emissão do comprovante de entrega no formato eletrônico, o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30 m para 7,20 m, a liberação dele do rodízio da cidade de São Paulo, e a permissão para a entrega noturna no município foram possíveis. Mineiro de Belo Horizonte, Depentor tem 58 anos, é casado e pai de dois filhos.
Entre as autoridades presentes, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, discursou no evento apresentando a importância do setor de transportes para a economia brasileira e ressaltou algumas das principais atividades realizadas pela pasta nos últimos meses. “É uma honra estar presente em um evento tão importante, que marca a passagem de bastão no comando do maior sindicato patronal da América Latina e que tantos serviços presta para o nosso setor de transporte. O segmento é responsável por movimentar o país e temos um enorme carinho por todos que fazem parte e auxiliam o desenvolvimento da economia brasileira”, declarou.