Transporte Moderno – Qual é a meta da PepsiCo para reduzir a emissão de CO2?
Eduardo Souza – Entre as diversas metas que tocam o tema sustentabilidade está a de ajudar a conter a mudança climática, reduzindo em 40% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em toda a nossa cadeia de valor até 2030. Então, ampliar a frota com veículo sustentável é o objetivo da companhia para o Brasil e o mundo.
Transporte Moderno – Quando essa iniciativa teve início no Brasil?
Eduardo Souza – No país, essa jornada teve início em 2020, quando adquirimos 18 caminhões da Scania (modelo R410 A6x2 – GNC) movidos a GNV (gás natural veicular), ou gás biometano, que têm potencial de reduzir em até 15% as emissões de CO2, em comparação aos veículos a diesel. Eles são usados no abastecimento de nossos produtos por todo o território nacional, o que chamamos de frota primária.
Transporte Moderno – A empresa também tem investido em veículos elétricos?
Eduardo Souza – A PepsiCo tem adotado outras inovações em termos de logística alinhadas à sustentabilidade. Em março de 2020, iniciamos os testes com veículos elétricos da JAC Motors. No segundo semestre daquele ano, foram incorporados à nossa frota 10 caminhões 100% elétricos de médio porte (oito toneladas) para a distribuição dos nossos produtos na frota secundária – comércios de pequeno e médio varejo. Com isso, será possível reduzir a 0% as emissões de CO2 desses veículos, em comparação a uma frota tradicional.
Transporte Moderno – Quais outros investimentos da PepsiCo em sustentabilidade?
Eduardo Souza – Em conjunto com a Sunew, empresa que produz tecnologia de terceira geração em energia solar, iniciamos o desenvolvimento de projeto piloto de aplicação de energia solar para a gestão da recarga da bateria dos nossos caminhões e do seu sistema de iluminação. O plano é expandir esta solução de energia limpa para toda a frota da companhia e, no futuro, seguir com experimentos que possam auxiliar também o motor dos veículos a partir desta tecnologia.
Transporte Moderno – Quanto a empresa irá investir na atualização da sua frota de veículos?
Eduardo Souza – A PepsiCo não abre valores de investimentos estratégicos, mas podemos dizer que o investimento em iniciativas que promovam mais sustentabilidade no nosso negócio está entre as prioridades da companhia no Brasil e no mundo. A exemplo disso, está o nosso recente anúncio da nossa transformação estratégica de ponta a ponta, o PepsiCo Positive, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo faz negócios.
Transporte Moderno – Qual o tamanho da frota de veículos da empresa?
Eduardo Souza – No mundo temos uma das maiores frotas entre empresas de bens de consumo. No Brasil, hoje contamos com 239 cavalos mecânicos e 604 semirreboques na nossa frota primária (veículos de grande porte) e 3.186 veículos na nossa frota secundária (veículos de porte menor, com diversos perfis, desde caminhões com 3,5 toneladas a oito toneladas de capacidade de carga), e, entre eles, 1.029 carros. No modelo de distribuição direta ao varejo, temos aproximadamente 1.900 vendedores, que utilizam caminhões de frota secundária nas suas rotas de entregas diárias em todo território nacional.
Transporte Moderno – Hoje, com as compras de veículos anunciadas recentemente, qual o tamanho da frota de veículos elétricos e gás da empresa?
Eduardo Souza – Hoje contamos com 30 veículos elétricos (29 veículos elétricos são da JAC Motors, modelo iEV 1200T, do qual a empresa já havia adquirido dez unidades em 2020 e um da Volkswagen, modelo e-Delivery11, primeiro caminhão elétrico 100% nacional) e 23 veículos a gás (cinco novos veículos movidos a GNV, ou gás biometano, são da Scania modelo R410 A6x2 – GNC e são do mesmo modelo que a companhia já havia adquirido 18 caminhões até o ano passado).
Transporte Moderno – A PepsiCo atua somente com frota própria de veículos ou tem empresas terceirizadas que também fazem a distribuição dos seus produtos no Brasil?
Eduardo Souza – Atuamos com um modelo híbrido de operação entre frota própria e terceirizada. Além de nossos veículos, contamos com mais de 100 transportadoras e quatro locadoras de automóveis. De forma estratégica, nossos veículos estão presentes em todos os elos da cadeia de suprimentos, desde o carregamento de matérias-primas, transferência e entrega direta de produtos acabados, até a pronta entrega ao pequeno varejo.
Transporte Moderno – Como estão os estudos técnicos para viabilizar a produção de gás metano a partir da Estação de Tratamento de Efluentes nas bases da frota da companhia?
Eduardo Souza – A PepsiCo tem realizado estudos técnicos de viabilidade para a produção de gás metano a partir da nossa Estação de Tratamento de Efluentes e para a instalação de Pit Stop GNV em nossas bases de frota – o que certamente nos ajudará ainda mais na operação logística com base nessa nova tecnologia. Ainda não podemos dividir esses resultados preliminares, mas estamos certos de que muito em breve teremos notícias positivas sobre esse tema.
Transporte Moderno – Em relação a carroceria de caminhão feita com embalagens recicladas de plástico e garrafas PET, quem foi a parceira da empresa na montagem dessa carroceria?
Eduardo Souza – Por motivos estratégicos, ainda não podemos abrir os nomes dos nossos parceiros nesse projeto.
Transporte Moderno – A PepsiCo está utilizando somente caminhões Iveco Daily para as carrocerias feitas com plástico reciclado?
Eduardo Souza – Esse é um projeto piloto, mas que pretendemos escalar e ampliar para utilizar em outros veículos da frota. Estamos trabalhando para tornar a carroceria sustentável uma iniciativa concreta a médio prazo.
Transporte Moderno – Quais são as metas da empresa com a utilização de carrocerias feitas com plástico reciclado?
Eduardo Souza – Nossa ideia é escalonar essa solução de modo que seja possível, economica e industrialmente, implantar a carroceria sustentável na nossa frota em mais veículos a cada dia. Esta é uma solução com um custo viável; portanto, agora estamos progredindo para evoluir esse projeto e desejamos em poder ampliá-lo no médio prazo. Esperamos ter novidades para compartilhar com a Transporte Moderno em breve sobre esse tema.