O porto de Santos encerrou o ano de 2021 com novo recorde de movimentação de cargas, atingindo 147 milhões de toneladas, 0,3% acima do total de 2020. Contêineres, soja e fertilizantes foram os principais responsáveis por esse resultado.
As cargas de importação registraram aumento de 10,4%, somando 43,9 milhões de toneladas. Já as cargas de exportação apresentaram redução de 3,5%, atingindo 103,1 milhões de toneladas.
As cargas conteinerizadas apresentaram expansão de 14,2%, ampliando a movimentação para 4,8 milhões de TEU. Em dezembro, o porto de Santos também registrou a melhor marca mensal da história para essa carga: 452,6 mil TEU, que representa alta de 3,5% em comparação a dezembro de 2020.
No acumulado dos últimos 12 anos, o porto de Santos cresceu a uma taxa anual composta acima da média do PIB para o período. De 2009 a 2021, o crescimento anual de tonelagem foi de 4,9%, enquanto a taxa dos contêineres avançou 6,6%. No mesmo intervalo, o PIB brasileiro cresceu em média 1,1% ao ano, levando em consideração a expectativa mais atualizada do PIB para 2021, de 4,51%.
A soja em grãos a granel cresceu 10,5% em relação ao ano anterior, com 23,3 milhões de toneladas. Os fertilizantes encabeçaram o ranking das cargas de importação, crescendo 21,5% e somando oito milhões de toneladas.
O diretor presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, destaca o bom desempenho. “Reflexo do potencial e atratividade do porto de Santos no processo de desestatização. O porto não para de crescer e aprimorar suas operações, atraindo cada vez mais cargas e mantendo-se na vanguarda no cenário portuário nacional.”
O diretor de operações, Marcelo Ribeiro, alerta para a necessidade de novas infraestruturas para as operações de contêiner. “Nossa capacidade atual é de 5,3 milhões de TEU. A SPA, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério da Infraestrutura já estão preparando o leilão de nova área para operação de contêineres, o STS 10, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano”, explica Ribeiro.
Ribeiro acrescenta a importância de se ampliar a capacidade também para os fertilizantes. “O STS 53 é determinante para que Santos disponibilize infraestrutura adequada à demanda para essa carga. Hoje não conseguimos atender, na totalidade, o volume de fertilizante de nossa área de influência, por falta de capacidade instalada”, afirma.
Os embarques de óleo combustível, que somaram 2,9 milhões de toneladas (+32,4%), e de sucos cítricos, com 2,3 milhões de toneladas (+11,9%), bem como as descargas de trigo, 1,3 milhão de toneladas (+21,4%), foram destaques na movimentação de 2021. O açúcar e o milho apresentaram redução de, respectivamente, 14,6%, atingindo 20,6 milhões de toneladas, e 37,9%, chegando a nove milhões de toneladas.
Atracaram no porto de Santos no último ano um total de 4.856 navios, o que significa uma redução de 1% em relação a 2020. A participação acumulada de Santos na corrente comercial brasileira foi de 27%. Cerca de 25,3% das transações comerciais com o exterior que passaram pelo porto tiveram a China como país parceiro. São Paulo permanece como o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior, via Santos, com 56,5%.