Flapper e Jaunt Air Mobility firmam acordo para a expansão da mobilidade aérea elétrica na América Latina

Ao todo, 25 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) foram encomendadas para as operações no México, Chile, Colômbia e Brasil

Flapper, plataforma de fretamento aéreo sob demanda, acaba de assinar uma carta de intenção com a Jaunt Air Mobility, empresa aeroespacial sediada em Dallas, no Texas, Estados Unidos, para a compra de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL).

Após a assinatura de um acordo final, a Jaunt irá providenciar para a Flapper 25 aeronaves para aumentar a frota de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na América Latina. Juntas, as companhias planejam atender diversos mercados essenciais na América Latina, incluindo a Cidade do México, no México, Santiago, no Chile, Bogotá, na Colômbia, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil.


Por meio da parceria com a Jaunt, a Flapper terá como objetivo oferecer uma nova forma de viagem urbana com segurança e eficiência operacional, tendo esses pilares como prioridade máxima. As empresas esperam lançar uma nova era de transporte na América Latina.


Segundo Paul Malicki, CEO da Flapper, a eficiência da Jaunt foi fator determinante para o acordo. “Após um exame minucioso das já existentes arquiteturas de mobilidade urbana, nós acreditamos que o projeto de asa fixa e o rotor desacelerado da Jaunt é uma das aeronaves mais eficientes e seguras já criadas. A tecnologia da Jaunt Journey tem uma performance similar a um projeto de asa fixa, o que é perfeito, considerando os aeroportos da região, que têm pistas curtas, pedras e alta altitude, diz o executivo.


Simon Briceno, diretor comercial da Jaunt, ressalta que a união à Flapper significa uma parceria assertiva e promissora para introduzir uma nova forma de viagem urbana nas cidades da América Latina.  “A reputação e experiência da Flapper no serviço de fretamento sob demanda são bem conhecidas, e a empresa tem um entendimento real da oportunidade de crescimento dos nossos veículos de zero emissão de carbono”, comenta Briceno.

Por meio da sua plataforma, a Flapper disponibiliza uma frota parceira que conta mais de 900 aeronaves e se orgulha de oferecer o serviço de fretamento mais completo do Hemisfério Sul. Os clientes podem escolher entre mais de 80 tipos diferentes de jatos, turboélices, e helicópteros e conseguem um orçamento instantaneamente.
A Jaunt projeta e fabrica eVTOL baseada na comprovação da tecnologia de rotor desacelerado. O táxi-aéreo da Jaunt Journey é a primeira aeronave do mundo que combina helicóptero e a capacidade de voo da asa fixa, com destaque para o pouco barulho, além de conforto, segurança e eficiência operacional. A empresa é uma das únicas de eVTOL que está alinhada com as atuais regras de certificação da categoria de transporte.


“A Jaunt Journey tem significantes recursos de design que permitem que as aeronaves voem em diversas condições climáticas. Um único rotor principal é a forma mais eficiente de decolar e aterrissar e tem capacidades comprovadas mesmo em condições de ventos fortes, comum nos litorais. A aeronave oferece nível mais alto de segurança do que os helicópteros de hoje”, afirma Martin Peryea, CEO da Jaunt.


 A implantação das aeronaves da Jaunt Journey na Flapper está sujeita ao acordo final definitivo entre as empresas, com entrega prevista nos próximos oito anos.
 

Veja também

Por