A Renault apresenta ao mercado brasileiro a linha Master 2023 com novo design, mudanças internas para ampliar o conforto e nova geração de motor 2.3 dCi turbo, que oferece mais desempenho e está 24% mais econômico. “O mercado tem passado por enorme transformação durante esse período de pandemia com as empresas de todos os portes tendo que se reinventar e a linha Master se destacou como grande parceira de negócios”, disse Alex Dias, diretor de vendas de empresas Renault.
Dias destacou que a nova Master chega totalmente renovada e vai atender às demandas que surgiram e que vão aparecer nessa reacomodação da economia e da indústria como um todo no pós-pandemia. “O mercado de delivery teve muita demanda durante o período de isolamento social porque mudamos o hábito de consumo comprando mais por meio do canal online e isso fez com que a Master tivesse a preferência por esses profissionais. Também teve destaque no setor da saúde, principalmente para uso como ambulância e compras governamentais para atender as demandas que surgiram durante a pandemia.”
A Master 2023 chega ao mercado nas opções furgão, chassis, vitré e minibus e com três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo. “Com a nova Master, o cliente profissional Renault passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, além de contar com todo o suporte da rede PRO+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, afirmou Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.
Uma das grandes novidades da Master 2023, segundo a Renault, é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor tem 136 cv a 3.500 rpm (6 cv a mais em relação ao anterior) e 36,7 kgfm a 1.500 rpm o que representa 16% a mais que o modelo anterior. “Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima. Além disso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano.”
A evolução da motorização permite uma redução de até 24% no consumo de combustível em uso combinado, com a marca de 10,4 quilômetros por litro no ciclo urbano, o que permite economia de aproximadamente R$ 6 mil de combustível por ano. A nova motorização incorpora o sistema AdBlue, de injeção de ureia, para o tratamento de gases nocivos, reduzindo as emissões e atendendo à legislação LEV7.
A nova Master recebeu um completo pacote de segurança ativa que garante a proteção dos ocupantes em diferentes condições de rodagem e que está presente em todas as versões do modelo. Agora, o veículo é equipado com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração. Tem ainda o assistente de partida em rampas (HSA), o sistema anticapotamento (RMI), assistente de tração de reboque (TSM), assistente de aderência prolongada em partida (EGD), controle adaptativo de carga (LAC).
A Master2023 está disponível nas versões chassi cabine por R$ 187.600, furgão (L1 H1) por R$ 207.900, gran furgão (L2 H2) por R$ 216.000, extra furgão (L3 H2) por R$ 221.000 e minibus executive por R$ 281.300.
O diretor da Renault informou que a empresa já tem muitas encomendas da Master para entrega neste ano. “No segmento de passageiros a companhia não conseguiu a liderança com a van minibus em 2021 porque não tinha produto e teve a parada de fábrica por causa da pandemia, mas está com a carteira cheia de pedidos”, afirmou Dias.
Veículos utilitários elétricos
Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, destacou durante o lançamento da nova linha Master, que a Renault é pioneira e está na vanguarda da mobilidade elétrica com mais de dez anos de experiência na concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. “São mais de 400 mil veículos elétricos Renault circulando no mundo e a empresa é líder em vendas de veículos utilitários elétricos na Europa e o Kangoo elétrico já conquistou quase 70 mil clientes profissionais, desde que foi lançando, representando atualmente um em cada cinco veículos elétricos vendidos na Europa.”
Gondo salientou que a Renault é uma marca cada vez mais moderna, tecnológica com soluções em mobilidade, serviços e energia limpa. “No último ano observamos o crescimento da demanda dos clientes por veículos utilitários elétricos, como o Kangoo e-Tech, que tem como cliente a Americanas que passou a utilizar 100 Kangoo e-Tech para as entregas last mile, operando em nove cidades brasileiras.
Para o Brasil, a Renault está trazendo a nova Master e-Tech elétrica, que, segundo Gondo, é um grande sucesso na Europa. “Começamos a apresentar esses veículos para alguns clientes e a previsão é iniciar a entregas no segundo semestre deste ano.”
Gondo destacou que 2022 começou com tudo na Renault do Brasil. Em janeiro anunciamos quatro novidades, o novo Kwid o Kwid e-Tech, a nova Master e a nova Master e-Tech. “Em março teremos mais novidades.”
Segundo Gondo, a nova Master faz parte do investimento de R$ 1,1 bilhão anunciado pela Renault em março do ano passado. “Estamos cumprindo com o que nos comprometemos porque a Renault acredita no Brasil.”