Transporte Moderno – Quais são as perspectivas da Autotrac para 2022?
Márcio Toscano – Nossa leitura é que 2022 será um ano de forte retomada da atividade econômica no Brasil e no mundo como um todo. O agronegócio deverá bater recordes novamente e isso será muito bom para nossa balança comercial, além de gerar um efeito em muitos outros segmentos de mercado. Devemos perceber uma boa retomada também na siderurgia, na construção civil, na indústria de bens de consumo e tudo isso repercutirá no transporte e na logística, sem dúvida.
Transporte Moderno – Quais as principais iniciativas da empresa para enfrentar as dificuldades de mercado causadas pela crise sanitária?
Márcio Toscano– Nossa resposta sempre é no sentido de investir cada vez mais no desenvolvimento do nosso negócio e visando melhor atendimento aos clientes. Por exemplo, mesmo com o cenário complexo de 2020 decorrente da pandemia e ainda com impactos em 2021, mantivemos todos os principais projetos de investimento da companhia: abrimos um segundo hub próprio de telecomunicações em Anápolis, em Goiás; ampliamos a oferta de produtos com novidades de equipamentos, software e funcionalidades; criamos novas linhas comerciais para o cliente com opções diferenciadas de financiamento, locação de equipamentos, planos de comunicação para longo prazo; mantivemos a expansão contínua da rede de concessionárias exclusivas no país. Enfim, nos antecipamos na percepção do ciclo de crescimento que está se iniciando e estamos prontos para continuar investindo e crescendo ao longo desta década.
Já tínhamos um hub de telecomunicações em Brasília, e resolvemos construir um segundo em outra cidade para suportar o crescimento e aumentar ainda mais a nossa robustez, a segurança das comunicações e o nível do serviço. Agora, em caso de qualquer necessidade um hub assume o trabalho do outro automaticamente, sem qualquer reflexo na operação dos clientes. O papel destes hubs é garantir as conexões online entre os veículos equipados com nossos produtos e as centrais de operação das transportadoras, das gestoras de risco, dos embarcadores etc. Em outras palavras, eles são responsáveis por toda a transmissão de dados via canais exclusivos em satélites e também pelas conexões dedicadas que temos com as operadoras de telefonia celular (quatro no Brasil, duas na Argentina e duas no México). Além disso, em cada hub há também um grande data center próprio da Autotrac fazendo o papel de hosting dos softwares que disponibilizamos aos clientes, ou seja, a Autotrac tem sua própria “nuvem” para acesso dos clientes (cloud computing).
Transporte Moderno – Quais são hoje as principais dificuldades do setor?
Márcio Toscano – Os desafios do setor de transportes e logística são muitos, mas gostaria de chamar a atenção para um aspecto em especial: a necessidade de a transformação digital chegar para valer no transporte. E não estou falando somente da oferta de tecnologia, mas principalmente do desenvolvimento acelerado da cultura organizacional. Por outro lado, esse desafio poderá ser o motor para um grande número de fusões e aquisições também.
Transporte Moderno – Qual é a principal estratégia da companhia para continuar ampliando sua atuação no mercado?
Márcio Toscano – Destacaria três pilares: continuar a expansão dos canais de vendas e de atendimento aos clientes; manter o diferencial tecnológico dos nossos produtos e serviços em relação aos competidores; continuar sempre lançando novos produtos e abrindo novos mercados de atuação.