A Neoenergia, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, firmou um contrato com a WEG e utilizará exclusivamente as estações de recarga da fabricante brasileira para as suas soluções de mobilidade elétrica. As estações de recarga para veículos elétricos oferecidos na parceria são da linha Wemob (WEG Electric Mobility), desenvolvidos e fabricados no país. Todos os modelos possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga.
A parceria está alinhada aos compromissos da Neoenergia com o desenvolvimento sustentável, ao estimular a cadeia produtiva local e a mobilidade elétrica, para fomentar a descarbonização eficiente da economia e o combate às mudanças climáticas. “Com a WEG, estamos demonstrando as nossas ações para estimular a produção nacional, gerando emprego e renda para o país. Essa é uma parceria estratégica, com uma empresa que atende todos os requisitos técnicos e tem vasta experiência e credibilidade no mercado”, afirma Hugo Nunes, diretor de negócios liberalizados da Neoenergia.
As soluções de mobilidade elétrica da Neoenergia são voltadas a clientes residenciais, comerciais e empresas que desejam eletrificar as suas frotas. As soluções disponíveis atendem diversas aplicações, com produtos de configurações diferentes conforme necessidade do cliente, incluindo vistoria técnica e instalação. As soluções de mobilidade elétrica da empresa está presente em oito estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal e, em breve, estará em âmbito nacional.
São oferecidas estações de recarga com potência de 7,4 kW e que podem ser alimentados em redes monofásicas ou bifásicas (127 ou 220V). Esse é o modelo ideal para residências ou condomínios. “O uso dos carregadores adequados oferece segurança para as pessoas e os veículos, além de eficiência na recarga”, explica Nunes.
Há também os carregadores de potência de 22 kW. Esses pontos possuem uma ou duas saídas, podendo recarregar dois veículos elétricos simultaneamente. Com alimentação trifásica de 220V ou 380V, esse é voltado para uso individual ou compartilhado em empresas ou comércios. Os dois modelos operam com conector tipo 2, o mais comum no mercado.
O ecossistema de soluções inclui, além das estações de recarga, plataforma de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário, acesso controlado via cartões de proximidade (tags RFID) e sistema para controle de demanda – Wemob Smart Charging System – para os casos em que a potência consumida pela estação excede a demanda contratada no local de instalação.
“Nossa parceria com a Neoenergia busca fomentar e fortalecer projetos referentes a soluções para recarga de veículos elétricos e modelos de negócio relacionados a soluções sustentáveis de energia. Queremos não só avançar na nossa estratégia de tornar a mobilidade elétrica uma realidade no Brasil, como também atender de forma estrutural toda a cadeia necessária para a viabilização dos veículos elétricos”, explica Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.
Para estimular o aumento nas vendas de veículos elétricos, a Neoenergia investe na ampliação da infraestrutura de recarga. A companhia implantou o Corredor Verde, eletrovia com mais de 1,1 mil quilômetros de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo doze ao longo das rodovias e seis em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal. O projeto faz parte do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O Corredor Verde é uma das iniciativas do plano de mobilidade sustentável da Iberdrola. O programa inclui também as soluções de recarga oferecidas pela comercializadora. Essas iniciativas estão alinhadas à política de descarbonização promovida pelo grupo em todo o mundo, para cumprir o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, prioritariamente o de combater as mudanças climáticas (ODS 13). Ao contrário dos veículos movidos a combustão (gasolina, etanol e diesel), os veículos elétricos não emitem gases do efeito estufa. Além disso, os veículos elétricos podem representar uma economia de até 70% no valor do quilômetro rodado em relação à gasolina, segundo a empresa.