A DAF Caminhões Brasil apresenta o novo DAF CF com motor Paccar GR-7, de 6,7 litros, em chassi rígido, nas versões 6×2 (com PBT de 23 toneladas) e 8×2 (PBT de 29 toneladas), ampliando sua atuação no segmento de semipesados. Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão chega às concessionárias a partir de fevereiro.
O modelo foi especialmente desenvolvido para atender ao setor de distribuição e tem como público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, com foco na distribuição de até 35 toneladas.
“O novo CF é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício”, explica Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.
O novo motor Paccar GR-7, desenvolvido especialmente para este modelo, possui 6,7 litros, com seis cilindros, e está disponível em duas versões: com 280cv de potência e 950Nm de torque, e 300cv e torque de 1.000Nm. O propulsor é equipado com sistema de injeção common rail e o sistema de freio motor é do tipo borboleta, com 224 cv de potência.
O novo CF conta com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas. O caminhão conta com novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1.
O Novo CF possui, também, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.
O tanque de combustível, com capacidade para 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros são confeccionados em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo. O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, o pneu 295/80 R22,5. O caminhão é comercializado com três opções de cabine: Day, Sleeper e Space.
O modelo conta com o assistente de performance do condutor, um item de série que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
Expansão –
A DAF planeja mais investimentos na fábrica em Ponta Grossa, visando a modernização e a automação da linha de produção, com o objetivo aumentar a produção em 2022.
Mais um marco importante neste ano é o início das exportações para a América do Sul, a partir da fábrica em Ponta Grossa, de forma gradativa. Em dezembro de 2021, foi exportado para o Chile o primeiro caminhão DAF CF Off-Road. O Grupo Paccar já está presente em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru, com modelos DAF e Kenworth importados da Europa e do México. Com isso, ocorre também a expansão das operações da Paccar Parts, e ainda, do Centro de Distribuição para a América do Sul, acompanhando o início das exportações.
Outros destaques são os produtos da Paccar Financial, braço financeiro da DAF Caminhões no Brasil, que oferece soluções financeiras como o CDC destinado a pessoas físicas e jurídicas com prazos de até 60 meses, e o mais recente, BNDS Finame.
“Estamos com nossas expectativas elevadas para este ano, com movimentações que impactam diretamente de forma positiva as nossas operações no Brasil, solidificando ainda mais a trajetória de sucesso da empresa no país”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.
Desempenho-
A DAF Caminhões Brasil fechou 2021 com 5,6 mil veículos emplacados, o que significa um crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas em 2020. Segundo a empresa, são quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando pelas estradas do Brasil.
A empresa projeta um crescimento ainda maior em 2022, superando a projeção preliminar de 10% de aumento nos emplacamentos anunciada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) no início do mês.
A montadora já inicia 2022 inovando, com a entrada na categoria de caminhões semipesados rígidos, um segmento que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no país. Para se ter ideia, no ano passado foram emplacados, no total, 128,27 mil caminhões no Brasil.
“Estamos investindo para brigar numa categoria muito disputada, que teve mais de 32 mil emplacamentos em 2021. Com isso, poderemos ampliar ainda mais nossos volumes de produção, tendo como público-alvo novos clientes e movimentando mais a nossa rede”, explica o diretor comercial da companhia.
Em 2021, a rede de concessionárias DAF atingiu 52 pontos, cobrindo 100% do território brasileiro. Com esta meta de crescer 20%, a DAF projeta ampliação também da sua rede, para cerca de 60 pontos, entre concessionárias e Lojas TRP até dezembro.