A Fiat apresentou hoje a Nova Strada com transmissão automática CVT nas versões Volcano, que mantém a opção de transmissão manual, e a Ranch, topo de linha. As picapes começam a ser vendidas no mercado brasileiro a partir de segunda-feira, 13 de dezembro, a Volcano e a Ranch por R$ 111.900 e R$ 116.990, respectivamente.
A expectativa da Fiat é que a nova picape Strada contribua para o aumento próximo de 10% das vendas da marca no Brasil. “A nossa expectativa em relação às vendas é bastante promissora. A Strada vem demostrando uma performance muito interessante, quando olhamos para o segmento play, aqueles que de fato fazem uso desse carro para o lazer. Muita gente enxerga na Nova Strada, com a sua cabine dupla, quatro portas e cinco lugares, que a colocam em uma posição única no mercado como uma opção muito atraente para aqueles que buscam conforto e que precisam de um porta-malas maior”, disse Herlander Zola, diretor da marca Fiat e operações comercial América do Sul.
A Nova Strada tem motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência com etanol e 98 cv quando abastecida com gasolina e o destaque desta picape é a transmissão CVT, que oferece três modos de condução. No modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo. O modo manual permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. Já no modo Sport a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.
Na picape Strada a caçamba tem 844 litros de volume e pode carregar até 600 quilos. Leve, a tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento e pode suportar até 400 quilos. Quatro ganchos inferiores e superiores facilitam a fixação dos mais diferentes tipos de carga, e o cliente ainda pode melhorar a caçamba com diferentes acessórios da linha Mopar.
A Nova Strada com transmissão automática mantém o amplo pacote de equipamentos que conquistou os consumidores desde a chegada de sua segunda geração. O controle de estabilidade com assistente de partida em rampa (Hill Holder) agrega ainda mais segurança e conforto ao câmbio automático, enquanto o controle de tração avançado E-Locker (TC+) permite ao modelo ir mais longe, fazendo ajustes constantes para garantir o máximo de tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km por hora.
A capacidade e robustez da picape podem ser verificadas por sua altura livre do solo entre os eixos (de até 233 mm), ângulos de entrada acima de graus e saída de obstáculos além de 28 graus entre os melhores da categoria, além de contar com a suspensão traseira de eixo rígido do tipo ômega.
Os quatro airbags de série da Nova Strada automática incluem bolsas laterais que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, agregando proteção adicional em diferentes tipos de colisões. São de série também sensores sonoros e câmera de ré com linhas dinâmicas, que facilitam as manobras, faróis de neblina e sensor monitoramento da pressão dos pneus.
A extensa lista de equipamentos conta ainda com direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, retrovisores elétricos e quadro 3,5” de TFT.
A tecnologia também está presente na Nova Strada com câmbio automático. Além do sistema multimídia de sete polegadas – único do segmento a oferecer conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem cabos – o modelo passa a oferecer Wireless Charger, para carregamento do smartphone sem fio. Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular. A nova picape tem amplo espaço e fácil acesso graças às portas traseiras com abertura de 80 graus.