Em novembro a Latam retomou no Brasil quase 90% da sua oferta doméstica de assentos em comparação com o mesmo mês de 2019 (período anterior à pandemia de Covid-19). Ao todo, são 541 voos nacionais diários da Latam no Brasil. Em conjunto, esses incrementos permitirão à empresa fortalecer a sua malha aérea brasileira e se preparar para atender à chegada da demanda da alta temporada 2021-2022.
Mais eficiente, a Latam já superou no Brasil os 44 aeroportos nacionais que servia antes da pandemia, e já voa regularmente para 47 destinos no país, incluindo as inaugurações de operações aéreas em Juazeiro do Norte e Petrolina (PE) no início de novembro. Além disso, neste mês, a companhia reabriu mais 15 rotas nacionais: Belém-Macapá, Porto Seguro-Brasília, Brasília-Foz do Iguaçu, Brasília-Navegantes, Brasília-Palmas, Brasília-Uberlândia, Belo Horizonte/Confins-Fortaleza, Curitiba-Rio de Janeiro/Santos Dumont, Fortaleza-Maceió, Fortaleza-Natal, Fortaleza-Recife, Fortaleza-São Luís, Fortaleza-Salvador, Manaus-Porto Velho e São Luís-Teresina.
Do Brasil para o exterior, a Latam retomou neste mês até 32% da sua oferta internacional de assentos em relação a novembro de 2019, com voos já restabelecidos para 16 destinos.
“Chegaremos ao final do ano prontos para atender a alta temporada de viagens no Brasil. Isso acontece porque estamos muito atentos à retomada da demanda. Também porque alcançamos um nível de eficiência operacional que nos permite voar no Brasil para mais aeroportos do que antes da pandemia. No mercado internacional, a retomada é menos acelerada, mas também estamos voltando a voar para cada vez mais destinos à medida que avança o processo de reabertura dos países”, afirma Diogo Elias, diretor de vendas e marketing da Latam Brasil.
Ao todo, o Grupo Latam deve operar neste mês quase 1.091 voos diários (domésticos e internacionais) para 125 destinos em 16 países. Na divisão de cargas, a companhia programou 1.100 voos em aeronaves cargueiras, com um nível médio de utilização 19% maior do que no mesmo mês de 2019. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.
Em outubro de 2021 (em comparação com outubro de 2019), o Grupo Latam registrou uma demanda de passageiros (medida em RPK – passageiros-quilômetros transportados) de 55,6% e uma oferta de assentos de 57,5%, resultando em uma taxa de ocupação de 79,8% (redução de 2,7 pontos percentuais). No transporte de cargas, também em comparação com outubro de 2019, registrou uma ocupação de 60,7%, aumento de 6,1 pontos percentuais.