Sonia Moraes
A Ford Transit na versão Minibus chegou ao Brasil no fim de outubro, e até agora, foram vendidas 150 unidades do modelo, com preço de R$ 220 mil para a versão de entrada. Até receber a aprovação final, a van percorreu mais de um milhão de quilômetros para atender aos requisitos do mercado e as preferências do consumidor brasileiro.
Nesse programa de testes, a nova Transit que é produzida no Uruguai passou também por mais de 20 mil horas de trabalho de engenharia, com foco principalmente no motor, dirigibilidade, isolamento acústico, suspensão, e nas tecnologias de assistência ao motorista e na nova central multimídia.
“Todos os testes de desenvolvimento e validação do veículo foram feitos no Brasil, pela engenharia brasileira, usando a estrutura do nosso campo de provas em Tatuí, no interior paulista”, afirma Daniel Santos, gerente de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul.
“Mesmo sendo um produto já reconhecidamente testado em outros países, nós sabemos que as estradas, clima, combustível, trânsito e o modo de dirigir do nosso consumidor têm algumas características únicas”, diz Marinna Silva, gerente do campo de provas da Ford em m Tatuí. “O objetivo de todo esse trabalho é oferecer ao cliente da Transit não só o melhor produto, mas uma solução completa para garantir o melhor retorno do seu negócio.”
O motor EcoBlue 2.0 turbodiesel da Transit passou por mais de 2,4 mil horas em dinamômetro e rodagem para a sua calibração. Conhecido como Panther, este motor de 170 cv, é o mais potente da categoria e é o primeiro certificado no programa de emissões Proconve 7.
Segundo o fabricante, a van da Ford é a única do segmento a vir equipada com piloto automático adaptativo, auto start-stop, sistema de permanência em faixa e três modos de direção, que assim como os demais sistemas de assistência ao motorista foram validados pela engenharia local. A Transit apresenta também o maior silêncio interno da categoria, resultado de um trabalho de mais de mil horas para aprimorar o isolamento acústico. A validação da carroceria e integridade do conjunto demandou outras quatro mil horas, com rodagem 24 horas por dia em uma rota de esforço com o veículo carregado e diferentes tipos de pista, de acordo com a Ford.
O programa incluiu ainda uma rota de 20 mil quilômetros passando pelo litoral de São Paulo, no nível do mar, até a altitude de Campos do Jordão. No desenvolvimento da central multimídia SYNC Move, que completa o exclusivo sistema de conectividade da van, foram gastas mais de cinco mil horas.
“Nós criamos também um processo de certificação de transformadores, uma rede de parceiros que estão preparados para modificar a Transit do jeito que o cliente quiser, nas principais regiões do Brasil, com suporte técnico e garantia de qualidade”, explica Eduardo Spada, supervisor de engenharia veicular da Ford.
Oferta de lançamento-
Como forma de atrair clientes, a Ford está oferecendo ofertas especiais para as 350 primeiras Transit vendidas, na versão passageiros ou minibus. Os clientes receberão como cortesia o pacote Ford Protect Manutenção Premium, que inclui as três primeiras revisões e peças de desgaste do veículo pelo período de 36 meses ou 60 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro).
Neste pacote, estão cobertos disco de embreagem, discos e pastilhas de freio, amortecedores, limpadores de para-brisa e correias e mangueiras do motor. As revisões da Transit são feitas a cada 12 meses ou 20 mil quilômetros pelo programa Preço Fixo da Ford, que garante transparência e previsibilidade, com troca de óleo do motor, filtros e avaliação de todos os sistemas do veículo.
Segundo a Ford, as peças de desgaste e reparo da Transit são de 15% a 20% mais baratas que a principal concorrente e a garantia de fábrica também é maior, de 12 meses ou 100 mil quilômetros.
A Ford também criou condições especiais para o financiamento da Transit em parceria com o Bradesco. No CDC (Crédito Direto ao Consumidor), a entrada é zero, com parcelas de até 60 meses com carência de 90 dias. No plano Ford Sempre, com recompra garantida o financiamento inclui 30% de entrada com parcelas de 36 meses. Na 36ª parcela o cliente pode optar pela entrega do veículo na concessionária para que realize a recompra com 80% do valor do veículo. O valor pago na recompra do veículo será utilizado para a quitação da parcela final e o saldo utilizado como parte da entrada do novo modelo da Ford.
“A proposta da Transit é oferecer não só o melhor produto, mas uma solução completa de venda e pós-venda para garantir o melhor retorno para os clientes”, diz Flávio Costa, gerente de vendas de veículos comerciais da Ford. “Essa oferta de lançamento é uma vantagem adicional para que os transportadores possam comprovar na prática a superioridade da Transit no seu negócio.”
No teste realizado pelos jornalistas no campo de provas da Goodyear em Americana, no interior de São Paulo, a primeira impressão do veículo foi o conforto interno, a boa ergonomia, comandos macios e o bom desempenho do veículo, além dos vários recursos tecnológicos que auxiliam na condução do veículo, no consumo e na segurança.