Mercedes-Benz apresenta o caminhão Arocs 8×4 para mineração

Com motor de 510 cv de potência e capacidade para 44 toneladas de carga líquida, o novo modelo tem preço médio em torno de R$ 1 milhão, dependendo da configuração

A Mercedes-Benz lançou nesta quarta-feira (dia 20) o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante que revolucionará as operações fora de estrada no Brasil. Especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura, o novo caminhão é equipado com motor de 510 cv de potência e tem capacidade para transportar 44 toneladas de carga líquida. Conforme a configuração, o preço médio do veículo fica em torno de R$ 1 milhão, segundo a montadora, que estima a venda de 600 unidades neste ano e 1.000 em 2022.

 “O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8×4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes.”.

O Arocs foi projetado para resistir a situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Mesmo em temperaturas extremamente altas ou baixas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, em virtude dos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.

“Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes”, diz Roberto Leoncini. “Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas.”

“O Arocs 8×4 é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que atendíamos, até há pouco tempo, com o Actros 4844 8×4”, observa Roberto Leoncini. “O novo modelo será a nova referência no Brasil em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade. Aliás, mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano”.

O novo caminhão extrapesado Mercedes-Benz, com cabine global da família Arocs, tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT (peso bruto total) e 150 toneladas de CMT (capacidade máxima de tração), conforme as condições de operação. E está preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

“Esse fantástico bruto para operações off-road chega ao país consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados”, afirma Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aqui, o veículo ganha uma série de características específicas para atender o Brasil e outros países com condições extremas de operação fora de estrada como as nossas, porque também será exportado, a partir do ano que vem, para a América Latina e outros continentes.”

Segundo Ari de Carvalho, o Arocs irá oferecer aos clientes a maior disponibilidade e a maior produtividade por tonelada do seu segmento. “A partir de pedidos dos clientes, chegamos a essa solução eficiente e rentável. Se nos 65 anos de estrada no Brasil, os nossos caminhões ganharam fama de ‘pau pra toda obra’, feitos para todas as operações e necessidades, o Arocs não só reforça como amplia essa enorme capacidade e, o que é melhor, em qualquer terreno”, diz ele. “Onde há carga muito pesada para transportar, lá estará o Arocs dando show de performance, com tecnologia, segurança e muito conforto para os motoristas.”

Veja também

Por