A Mercedes-Benz começou a produção em série do eActros na linha do Future Truck Center na fábrica de Wörth, na Alemanha. Em uma primeira etapa, o modelo estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.
“O início da produção em série do eActros é uma prova muito concreta de que levamos a sério o transporte livre de emissões”, disse Karin Rådström, membro do conselho de administração da Daimler Truck AG, responsável pela Mercedes-Benz Trucks. “O eActros, primeiro caminhão elétrico de série da Mercedes-Benz, e nossos serviços relacionados são um grande passo para nós e para nossos clientes em direção ao transporte rodoviário livre de emissões de CO2. O futuro da Mercedes-Benz quanto à produção de caminhões está apenas começando. Queremos expandir a produção em série de nossos caminhões elétricos aqui em Wörth.”
No futuro, a eletrificação de mais caminhões Mercedes-Benz livres de emissões de CO2 também ocorrerá na fábrica de Wörth. A produção em série do eEconic, desenvolvido para uso municipal, está programada para começar no segundo semestre de 2022. Já o eActros LongHaul, para transporte em longas distâncias, está programado para ficar pronto para a produção em série em 2024.
“A mudança da tecnologia de nossa indústria para caminhões livres de emissões locais de CO2 também significa uma mudança imensa para nossas fábricas e nossa produção. O início da produção em série do eActros não é uma escalada diária para nós, mas sim um novo começo real”, afirmou Sven Gräble, chefe de operações de caminhões da Mercedes-Benz. “Nosso conceito denominado ‘fullflex’ (totalmente flexível) possibilita a integração dos caminhões elétricos à produção já existente. Dessa forma, a planta é capaz de se adaptar com eficácia e ainda mais rapidez às demandas de mercado e cumprir de forma confiável os exigentes padrões de qualidade da Mercedes-Benz.”
Antes de chegar ao Future Truck Center para a eletrificação o eActros
será fabricado de forma flexível na linha de montagem existente ao lado de caminhões com sistemas de propulsão convencionais. A montagem dos diferentes tipos de veículos ocorrerá de forma integrada e a estrutura básica do veículo será construída em uma linha de montagem – independentemente de ter um motor de combustão convencional ou um trem de força elétrico.
O coração tecnológico do eActros é a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados, incluindo uma transmissão de duas velocidades. Dependendo da versão, o eActros obtém sua energia de três ou quatro baterias e pode atingir uma autonomia de até 400 quilômetros. O eActros pode ser recarregado com até 160 kW. As três baterias precisam de pouco mais de uma hora para serem recarregadas de 20% a 80% em uma estação comum de carga rápida de corrente DC para carregamento de 400A.
Diversos preparativos para os novos processos de produção foram feitos nos últimos meses, como a construção de uma nova linha de montagem. Além das baterias, outros componentes de alta voltagem são montados em várias etapas de produção, incluindo a unidade de recarga. Depois da montagem de todos os componentes, o sistema inteiro é colocado em operação no Future Truck Center. O veículo é reintegrado ao processo normal de produção para acabamento e inspeção final.