RIOgaleão registra aumento no valor de cargas importadas

A indústria farmacêutica é o destaque nas importações tendo realizado até julho 14 voos totalizando 42 toneladas em embarques de insumos para a produção de doses de vacinas a serem utilizadas na campanha de imunização

O RIOgaleão Cargo registrou um aumento de 24% no valor de cargas importadas no período de janeiro a setembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano de 2019.

Entre as indústrias de destaque no terminal de cargas do RIOgaleão está a farmacêutica, devido à chegada de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de vacinas contra a Covid-19. Até julho, foram 14 voos totalizando 42 toneladas em embarques de insumos para a produção de doses de vacinas a serem utilizadas para a campanha de imunização. O que acaba não aparecendo para o grande público é que por trás de cada embarque de cargas da cadeia fria ou de qualquer outro segmento essencial para a economia local está uma equipe que identifica necessidades e customiza processos para que as importações e exportações decorram com agilidade, eficiência e integridade.

No ano passado o RIOgaleão manuseou cerca de 48 mil toneladas de carga e, no acumulado de janeiro a setembro de 2021, mais de 37 mil toneladas de cargas. Com o aumento da demanda, o RIOgaleão Cargo também registrou de janeiro a setembro de 2021 um acréscimo de cerca de 93% em peso de importação transportado em voos cargueiros, e 53% no trânsito rodoviário vindo de outros aeroportos, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Em 2021, o aeroporto já recebeu operações inéditas da TUI Airlines, ATC – Aerotranscargo e o gigante cargueiro Antonov-124.

Os clientes do RIOgaleão Cargo contam com a equipe de Customer Care, que recebe as demandas e identifica os principais pontos críticos da operação, discute as melhores soluções para o embarque, alternativas de rotas, apoia no contato junto aos órgãos anuentes e diversos elos da cadeia, além de servir como ponto focal desde o início do planejamento até a entrega da carga.

“Os resultados positivos conquistados nos últimos meses são fruto de um trabalho ininterrupto, que tem como objetivo proporcionar o melhor serviço em todos os nossos segmentos de atuação. Desta forma, temos nos posicionado de maneira diferenciada no mercado de cargas. Estamos sempre dispostos a encontrar a melhor solução para a logística de nosso cliente”, diz Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo.

O terminal de cargas RIOgaleão atua com tempo médio de encerramento de voo inferior a três e 30 minutos, ágil processo de liberação e efetiva movimentação para as áreas de docas com tempo inferior a 30 minutos.

“O setor de carga aérea vem provando ser o maior aliado na retomada da aviação no mundo. No mês de setembro, recebemos 19 cargueiros vindos da Europa e dos Estados Unidos. Entre os segmentos que mais se destacam estão a indústria do transporte aéreo, petróleo e gás, e farmacêutico. Somos responsáveis pelo ininterrupto abastecimento de indústrias locais, o que transforma o terminal de cargas do aeroporto em um importante motor da economia”, salienta Patrick Fehring, diretor de negócios aéreos do RIOgaleão.

Por