Mercedes-Benz completa 65 anos de Brasil

Em live comemorativa, marca presta homenagem a todas as estrelas que contribuíram com seu brilho nesses 65 anos – clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, parceiros e fãs da marca – para a consolidação de uma trajetória emblemática na indústria automotiva brasileira

No dia 28 de setembro, a Mercedes-Benz completou oficialmente 65 anos de Brasil. O primeiro caminhão (L 312, o “Torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no país, em 1956, se tornaram grandes marcos da indústria automotiva.

Na noite desta data histórica, a empresa realizou uma transmissão online comemorativa prestando homenagem a todos que contribuíram com o brilho da estrela – clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, parceiros e fãs da marca – para a consolidação de uma trajetória emblemática na indústria automotiva brasileira.

O evento reforçou as mensagens de colaboração coletiva para o sucesso da marca seguindo o mote do vídeo comemorativo que circula nas redes sociais da Mercedes-Benz desde 8 de setembro, seguido por outros vídeos alusivos aos 65 anos.

A live conectou todos esses públicos, reunindo também executivos de todas as unidades de negócios: Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; e Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Da Alemanha, enviaram mensagens de congratulações: Karin Rådström, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, e Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses, que reafirmaram a importância da unidade brasileira e do mercado local para a companhia.

Também estiveram presentes na homenagem Marcus Breitschwerdt, Head Global Mercedes-Benz Vans, e Matthias Lührs, Head de Automóveis Região Overseas, para celebrar o marco dos 65 anos da Mercedes-Benz no território brasileiro e comemorar sua história de sucesso juntos com todos que fazem a estrela brilhar.

Empresa lança Série Especial Novo Actros “Coração Estradeiro”

Um dos pontos altos da live foi o lançamento da série especial Novo Actros “Coração Estradeiro”. São 65 unidades de uma edição exclusiva, que faz alusão a esse marco histórico da empresa e que serão vendidas somente por meio do showroom virtual Star Online.

A série especial do caminhão extrapesado Novo Actros, top de linha da marca, ganhou cor da cabine, detalhes de estilo e vários itens sugeridos na pesquisa realizada com os próprios caminhoneiros de vários pontos do Brasil. Isso reafirma, mais uma vez, que “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

Outro detalhe diferenciado é que os clientes poderão dar seu sobrenome aos caminhões, personalizando seu fiel parceiro de trabalho. Essa iniciativa segue o conceito da promoção “Caminhão com nome e sobrenome”, realizada recentemente pela Mercedes-Benz para mostrar a relação emocional que milhares de caminhoneiros brasileiros construíram com seus veículos da estrela de três pontas.

“Uma iniciativa como essa é a união perfeita da razão com a emoção. O que pulsa dentro do peito de cada colaborador na Mercedes-Benz é o que também pulsa dentro de cada um dos nossos clientes: um coração estradeiro”, diz Roberto Leoncini. “Esse é o tema do Novo Actros Série Especial 65 anos, que se refere tanto aos caminhoneiros quanto à Mercedes-Benz. Afinal, um coração estradeiro é o que nos une”. Durante o evento online, o executivo também fez uma homenagem à rede de concessionários de veículos comerciais Assobens, presente em mais de 180 pontos de Norte a Sul do país.

Uma empresa sintonizada com os pilares ESG

Mais de 100 mil colaboradores já passaram pela Mercedes-Benz do Brasil nesses 65 anos, ajudando a empresa a se tornar a maior unidade produtiva e o maior centro de desenvolvimento tecnológico da Daimler fora da Alemanha. Além disso, também se consagrou como centro mundial de competência da Daimler para chassi de ônibus e um player global de desenvolvimento de caminhões.

Assim como o caminhão L7500 que participou da construção de Brasília, cada um dos quase dois milhões de veículos já vendidos no Brasil faz parte da construção de muitas histórias. Isso está refletido na frota circulante: de cada dez caminhões que rodam pelas estradas, quatro são Mercedes-Benz. E de cada dez ônibus, seis são da marca.

“Sabemos que as tecnologias avançam e nos levam a novos cenários com a Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, conectividade e tantos recursos que chegam a cada dia para ampliar nossas possibilidades de inovação. Mas, acima de tudo, acreditamos no futuro porque desenvolvemos e confiamos nas pessoas e nas relações que construímos com cada um”, ressalta Karl Deppen. “Relações que nos fazem ampliar o nosso olhar para além dos portões das nossas fábricas e estender o nosso compromisso para o desenvolvimento social e econômico dos mais de 213 milhões de brasileiros. Falo das nossas ações que transformam tantas vidas, como as unidades móveis de saúde, os ônibus da vacinação, o projeto Estrelas do Amanhã e tantos outros ao longo dessas mais de seis décadas”.

O executivo cita ainda ações como o Mobile Kids, Programa Na Mão Certa e tantas outras ações sociais, ambientais e de governança que já existem há muito tempo na Mercedes-Benz do Brasil, muito antes do conceito ESG passar a fazer parte da cultura corporativa do Grupo Daimler.

“Temos também um grande compromisso com a promoção da diversidade e inclusão e com o respeito às pessoas. Tudo isso porque sabemos que o ser humano é o mais importante”, conclui Karl Deppen.

Automóveis e vans: pioneirismo e inovação

Pioneirismo, inovação, qualidade, conforto e sucesso em vendas permeiam a marca Mercedes-Benz em toda a sua história pelo mundo, em todos os segmentos. No ano passado, a Interbrand elegeu a Mercedes-Benz como a marca de automóveis de luxo mais valiosa. Em junho deste ano, também foi eleita a mais valiosa da Europa pela Brand Finance, pelo segundo ano consecutivo.

“Esse reconhecimento se deve ao nosso foco em soluções de mobilidade e sustentabilidade para hoje e para o futuro, tanto para o segmento de automóveis quanto para vans. Mas, acima de tudo, a nossa estratégia está focada nas pessoas. São os colaboradores e nossos parceiros da Rede de Concessionários Assobens e Abracam que estão alinhados aos desejos e necessidades dos nossos clientes. São eles os responsáveis por atingirmos grandes marcos em automóveis e vans no Brasil”, enfatiza Jefferson Ferrarez.

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