JSL implanta blindagem elétrica em baús de cargas

Dispositivo, que será implementado na frota destinada ao e-commerce, emite choque em caso de violação ou abertura sem autorização da central

Um novo sistema de tecnologia reforçará a proteção das cargas de e-commerce transportadas nos caminhões da JSL. Agora, os veículos contam com um dispositivo de segurança eletrificado, que em caso de tentativa de acesso não autorizado à carga, seja por rompimento ou perfuração do baú, emite um arco elétrico de 20 mil volts repelindo instantaneamente os agressores com uma descarga de energia de alto impacto, porém não letal.

Para José Mario Freitas, gerente de operações da JSL, esse é um dispositivo importante que amplia a segurança para cargas de alto valor agregado: “Transformamos nossas carretas num verdadeiro cofre para atender com total qualidade o mercado de e-commerce”.

O sistema funciona com placas energizadas colocadas em toda a parte interna do baú do caminhão, combinadas com um mix de materiais que oferecem isolamento e resistência física. Tudo isso ocorre sem nenhum risco aos motoristas e trabalhadores, na medida que o dispositivo só ativa em caso de tentativa de violação ou perfuração do baú.

Já os comandos remotos de ativação só podem ser executados pela central de monitoramento, sendo o acionamento e a desativação totalmente independentes da ação do condutor do veículo. O novo dispositivo ainda é combinado a um sistema que além de acionar a eletrificação, também gera o bloqueio do veículo, dificultando qualquer tentativa de deslocamento.

Veja também

Por