Petronas fecha parceira com a portuguesa Logoplaste

Juntas, as empresas irão produzir embalagens com matéria-prima reciclada, o que reduzirá o uso de 750 toneladas de plástico por ano

A Petronas Lubrificantes Brasil firmou parceria com a Logoplaste, empresa portuguesa para produzir embalagens com matéria prima reciclada. Segundo a Petronas, a nova parceria está alinhada com a estratégia da companhia na busca por alternativas mais sustentáveis, inovadoras e tecnológicas, proporcionando o máximo de qualidade para seus clientes e, ao mesmo tempo, com menos impacto ao meio ambiente.

Na fábrica localizada em Contagem (MG), ao lado da Petronas, a Logoplaste irá produzir embalagens de 500 ml, um litro, quatro litros e Bombona de 20 litros. O volume anual estimado é de 52 milhões de frascos. A novidade é a utilização do transportador aéreo de embalagens –

uma espécie de ponte, de 87 metros –, onde as embalagens são transportadas diretamente de uma empresa para outra. Isso significa menos carretas circulando, o que representa a redução de 10,3 toneladas de emissões de CO2 ao ano.

“Comemoramos o início de uma parceria de longo prazo, que estabelecerá um novo padrão para a indústria de lubrificantes automotivos”, afirma Gerardo Chiaia, CEO da Logoplaste.

A fábrica será operada por 38 funcionários, parte deles realocada de outra operação da Logoplaste no Rio de Janeiro. Além do Brasil, os produtos serão comercializados em outros países da América do Sul, como Bolívia, Argentina, Chile e Colômbia.

O projeto traz uma nova tecnologia na produção das embalagens, a Multilayer, ou multicamadas, destinada a fornecer propriedades de barreira, resistência e estabilidade de armazenamento. A tecnologia multicamadas ainda possibilita a utilização de plástico reciclável, contribuindo para o objetivo de sustentabilidade do projeto, que deve alcançar uma redução de consumo de 750 toneladas de plástico (resina) ao ano.

Para Adilson Tunes Mello, diretor de suprimentos Américas, a parceria com a Logoplaste traz a expertise de uma fabricante global de embalagens com uma visão inovadora. “Temos a certeza que juntos vamos trazer as melhores soluções a temas relacionados à qualidade, custos e sustentabilidade, principais desafios deste novo projeto”, ressalta Mello.

As primeiras embalagens, resultado dessa parceria, já estam disponíveis para distribuidores e clientes Petronas desde julho.

Desde 2018, a Petronas dedica 75% de todo o investimento global em pesquisa e desenvolvimento à sustentabilidade. Faz parte desta agenda o programa de logística reversa, que prevê o recolhimento de lubrificantes e embalagens usadas por meio do Instituto Jogue Limpo. No Brasil, a empresa foi a primeira a produzir lubrificantes para veículos híbridos com tecnologia CoolTech, que ajuda a reduzir as emissões de CO2 e protege o meio ambiente. Essas e outras ações fazem parte do pacto da Petronas em se tornar uma empresa zero carbono até 2050.

Veja também

Por