A Volvo faz mudanças na versão 2022 dos caminhões VM, principalmente no interior da cabine, que recebeu alterações no painel, novas forrações e mudanças de tecido nas paredes laterais, além de uma nova cama, maior que a versão anterior. “Estamos mais uma vez atualizando uma linha de veículos de grande sucesso nos mercados brasileiro e latino-americano”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil.
O VM 2022 passou a contar com um balanço traseiro mais curto nas configurações para caçamba. A alteração foi introduzida para facilitar a instalação de um dos implementos mais utilizados no caminhão, desde o transporte urbano de vários materiais até operações de suporte na mineração. “As mudanças garantem maior versatilidade para o implementador e o transportador perde menos tempo com o fornecedor, colocando o veículo para trabalhar mais rapidamente”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.
A nova cama feita com molas ensacadas e espuma de alta densidade está mais confortável e a nova largura proporciona uma área útil 30% maior. O motorista ainda tem amplo espaço de armazenagem embaixo dela.
Recentemente, a Volvo lançou duas versões do caminhão VM: o City, para distribuição urbana; e o Light Mixer 8×4, para construção. Hoje o modelo é oferecido com motorizações de 220cv, 270cv e 330cv, e nas configurações de eixos 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4.
Destacam-se ainda as versões VM 32 toneladas, para construção e mineração, e VM Canavieiro Autônomo, que trafega sozinho em linhas de colheita de cana de açúcar, evitando o pisoteio de mudas e aumentando a produtividade nesse tipo de operação.
De janeiro a agosto deste ano a Volvo vendeu 3.693 caminhões da linha VM no Brasil. Esse resultado é 63% superior aos 2.254 veículos vendidos no mesmo período do ano passado e acima do número do mercado, que cresceu 50,8%. Em junho a marca celebrou a entrega do Volvo VM nº 70.000.
Para atender à crescente demanda, desde maio a Volvo aumentou a produção do modelo, que passou a ser fabricado em dois turnos na fábrica de Curitiba (PR).