Enel inclui primeiro caminhão elétrico em suas operações

O projeto, orçado em R$ 460 mil, foi custeado pela companhia e desenvolvido pela equipe de mobilidade e frota da Enel Brasil, em parceria com a Jac Motors e Terex Corporation

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua na capital paulista, incluiu em sua frota de operações técnicas o primeiro caminhão elétrico com cesto aéreo. Tanto o cesto aéreo quanto o chassi do caminhão da JAC Motors são movidos a energia elétrica, o que contribui para o aumento da eficiência energética.

O projeto, orçado em R$ 460 mil, foi custeado pela companhia e desenvolvido pela equipe de mobilidade e frota da Enel Brasil, em parceria com a Jac Motors e Terex Corporation. Com fabricação 100% elétrica, o equipamento possui um cesto aéreo também elétrico de dez metros, capacidade para uma pessoa e suporta cerca de 136 quilos, possibilitando ao eletricista realizar uma série de intervenções na rede elétrica. O veículo segue todas as diretrizes da Norma Regulamentadora NR-12, que trata da segurança e medidas protetivas ao trabalhador que utiliza máquinas e equipamentos.

Outro atributo está relacionado à autonomia de rodagem, que chega a 250 quilômetros, e a possibilidade de até 12 horas ininterruptas de trabalho. “O cesto do veículo só consome energia quando está em movimento, o que é um grande diferencial. Uma vez posicionado no local de trabalho, o caminhão não consome energia”, afirma Eduardo Bortotti Fagundes, responsável pela área de gestão de instalações e mobilidade corporativa da Enel Brasil. No veículo tradicional, o motor permanece ligado enquanto os eletricistas manuseiam o cesto aéreo até alcançar o ponto da rede elétrica.

 A recarga do veículo será realizada em uma base operacional da distribuidora situada no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital, região em que o veículo também ficará alocado neste primeiro momento. Todos os carregadores são da Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais.

Fagundes informa em comunicado que a iniciativa da Enel está alinhada aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas (ONU) com os objetivos de desenvolvimento sustentável, direcionando esforços para ações ligadas à mobilidade elétrica.

Veja também

Por