A Volvo apresenta o caminhão-conceito com uma série de novas tecnologias. O FH 6×4 rodotrem para o transporte de grãos é um único modelo desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, junto com parceiros estratégicos – Randon, Hyva e Continental –, que contribuíram com novas e criativas soluções no implemento, sistema hidráulico e pneus.
O caminhão será testado em operação real, em viagens na rota dos grãos, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. A Volvo escolheu esta aplicação pois o Brasil tem um dos mais competitivos agronegócio do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões.
“A Volvo é uma marca focada em inovação. Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil para a realidade do transporte que temos aqui”, declara Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil.
O Efficiency Concept Truck é repleto de tecnologias inovadoras, segundo a fabricante. “O conjunto como um todo foi projetado para garantir menor consumo de diesel, aumentar a disponibilidade e proporcionar mais segurança na operação”, explica Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia da Volvo e líder do projeto. “Estamos testando diversos conceitos novos, tanto no cavalo mecânico como no implemento, com nossos parceiros. São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e muito mais”, assegura.
As novidades visuais são grandes, resultado das várias mudanças na arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine ficou mais baixa e 250 mm mais longa e tem grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 175 mm para a frente. Outra alteração importante é no entre-eixos, que baixou para apenas 3.000 mm, trazendo o trailer mais próximo da cabine e proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Com isso, a caixa de baterias e o tanque de ureia foram realocados.
Em vez de retrovisores externos, foram instaladas câmeras nas laterais da cabine. Elas exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior que o dos espelhos. O FH conceito graneleiro possui também uma suspensão dianteira com molas 30 quilos mais leves; freios a disco; saias laterais; extensores das portas; calotas e rodas de alumínio – tudo mudado e introduzido para aumentar a aerodinâmica, diminuir peso e melhorar a produtividade. A cabine ficou ainda maior internamente, com uma cama 250 mm mais larga, proporcionando muito mais espaço para movimentação e conforto ao condutor.
O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel, com muitas melhorias. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo. O I-Save traz também um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.
No Efficiency Concept Truck a Volvo introduziu um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade como costumeiramente é feita, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Além disso, houve a redução de elementos filtrantes (de três para dois filtros), juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.
O caminhão do futuro da Volvo é original em muitos aspectos. É o primeiro a ter um sistema próprio de geração de energia. Um painel fotovoltaico para captação de energia solar e supercapacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias. Outro exemplo inédito é a utilização de uma peça feita em impressora 3D, dando mais agilidade ao pós-venda e antecipando uma tendência que deverá ser gradativamente adotada. Trata-se de um encaixe do suporte do para-lama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.
“Estamos muito orgulhosos em ter feito o primeiro caminhão-conceito do Brasil. É uma prova do compromisso da Volvo com os transportadores do país, sempre inovando. Vários desses conceitos vão chegar aos nossos caminhões de série no futuro, como soluções de ponta já validadas em nosso mercado, um dos mais severos do mundo”, afirma o diretor de engenharia.