A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, participou do desenvolvimento do caminhão-conceito da Volvo com o fornecimento de 22 pneus do protótipo Conti Light Pro nas medidas 315/70R22.5 154/150L para o cavalo mecânico e 385/65R22.5 160K para os trailers. Os pneus são produzidos pela Continental especialmente para este projeto em sua fábrica de Puchov, Eslováquia.
Segundo a fabricante, o Conti Light Pro é muito mais leve se comparado aos modelos atualmente comercializados, pois sua construção e design foram desenvolvidos com foco na redução significativa de peso do pneu, o que possibilita o aumento da carga transportada. Outra tecnologia empregada é a utilização de compostos específicos para redução de resistência ao rolamento na banda de rodagem, resultando em um menor consumo de combustível.
Sensores instalados na parte interna do pneu (liner) medem a pressão e a temperatura interna e, por meio da leitura das antenas localizadas no cavalo mecânico e no trailer, os dados são enviados diretamente para a cabine do veículo e contribuem para que a gestão e a manutenção preventiva sejam realizadas de maneira mais efetiva, prolongando sua vida útil, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO₂ na atmosfera, com reflexos positivos para o meio ambiente. No display do painel do Volvo Efficiency Concept Truck, o motorista é imediatamente alertado por sinais visuais e sonoros caso ocorra baixa na pressão dos pneus ou aumento na temperatura.
A solução digital da Continental vai ao encontro dos principais targets do projeto do Volvo Efficiency Concept Truck, pois auxilia na redução de consumo de combustível, melhorando a eficiência no frete, além de contribuir no aumento da segurança, pois, com o monitoramento da pressão correta aplicada e da temperatura, os pneus estão menos suscetíveis a danos que podem vir a causar acidentes ou paradas durante o trajeto.
“Participar do desenvolvimento do Volvo Efficiency Concept Truck e apresentá-lo agora, quando celebramos 150 anos, é um grande privilégio. Acreditamos que esse caminhão é um projeto extremamente importante para sensibilizar o mercado brasileiro para o valor da adoção de uma solução automatizada e inteligente para o monitoramento constante da pressão e da temperatura, capaz de beneficiar diretamente a economia de combustível e o aumento da vida útil dos pneus, garantindo assim um menor custo operacional para as frotas comerciais”, destaca Renato Martins, head of key account management da Continental.
O Volvo Efficiency Concept Truck será testado em operação real e poderá ser visto rodando na rota dos grãos, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra.