A Reiter Log adquiriu 124 caminhões a gás da Scania. A transportadora, de Nova Santa Rita (RS), investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio. As entregas estão programadas para começar no último trimestre de 2021, com previsão de serem concluídas no primeiro semestre de 2022.
“A Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e, sem dúvida, a mais ampla da região sul. Trata-se de um operador logístico muito forte a nível nacional e que vem se unindo aos seus embarcadores na busca por um setor mais sustentável”, afirma Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil.
O modelo escolhido foi o R 410 com trações 4×2, 6×2 e 6×4. Os veículos que serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica.
“Temos muito orgulho de ter uma das maiores frotas de caminhões movidos a gás do Brasil e da América Latina. Estamos estudando parcerias e avaliando produzir o próprio combustível. Neste sentido, fechamos um acordo de abastecimento com a GEO Energética a fim de realizar um mapeamento do biogás”, revela Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.
A GEO Energética é uma das desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano a partir de rejeitos orgânicos da agropecuária brasileira. “Conseguimos desenvolver um tipo de combustível que pode substituir 100% o gás natural de fontes fósseis, e assim entregar uma solução limpa para o transporte logístico do país”, comenta Alessandro Gardemann, CEO da GEO Energética.
A Reiter Log está investindo na construção da nova matriz e do centro de distribuição em Nova Santa Rita, com aporte de mais de R$ 140 milhões. A expectativa é de empregar inicialmente 700 pessoas, com potencial para chegar a 1,7 mil. A nova sede, prevista para ser inaugurada em dezembro de 2021, está sendo pensada para atender a todos os princípios de sustentabilidade, alinhada aos preceitos da gestão de ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança) a empresa, ao uso racional de recursos hídricos e energia e política de redução de CO².