Transporte Moderno – Como a Expresso Princesa dos Campos enfrentou a pandemia da Covid-19?
Gilson Barreto – Foi um momento muito conturbado no transporte de passageiros, com o fechamento das cidades, das rodoviárias, e tivemos que nos adequar. Tivemos 100% da nossa em operação paralisada por quatro a cinco dias. Isso nunca havia acontecido ao longo de 87 anos. Mas já passou, conseguimos sobreviver e estamos muito melhor hoje do que quando começou a pandemia.
Transporte Moderno – Como está a situação da empresa hoje?
Gilson Barreto – Hoje a gente vive um dia por vez. A cada notícia que chega, a cada cidade que vai abrindo, a cada comércio que vai voltando a ter o seu fluxo e o ritmo da vacinação acelerando causa um impacto muito positivo na empresa.
Transporte Moderno – Qual a expectativa da Expresso Princesa dos Campos para este ano?
Gilson Barreto – Estamos muito otimistas para o último trimestre do ano, mas não tenho ideia quando voltaremos ao normal. Isso depende de fatores que não estão em nossas mãos. Depende da segurança individual de cada pessoa. Então é difícil dizer quanto tempo essa situação vai durar.
Transporte Moderno – O que a empresa tem feito para acompanhar a retomada do transporte coletivo?
Gilson Barreto – Diariamente estamos mapeando as demandas e conforme vai crescendo vamos colocando veículos na rua e ampliando os horários de operação. Temos flexibilidade para colocar ônibus rodando em mais horários. Então, isso ajuda tanto a população quanto a empresa.
Transporte Moderno – A Princesa dos Campos já está percebendo aumento da demanda de passageiros?
Gilson Barreto – Além do fretamento que teve crescimento significativo, as viagens intermunicipais e interestaduais cresceram. Estamos percebendo a circulação das pessoas aumentar, mas ainda de forma tímida.
Transporte Moderno – Quais são os planos da empresa?
Gilson Barreto – Vamos começar a testar a partir de terça-feira (dia 24) o primeiro ônibus elétrico do Brasil, em parceria com a BYD, a Marcopolo e a Embarca, startup para vendas de passagens. Durante 90 dias o ônibus rodoviário BYD D9F, com carroceria Viaggio 1050 e com passageiros, rodará no trecho entre Curitiba e Ponta Grossa (PR).
Transporte Moderno – Qual o objetivo do teste com o ônibus elétrico?
Gilson Barreto – O objetivo é tentar se organizar, entender e aprender como funciona essa tecnologia, além dar contribuição à indústria em relação às melhorias que precisarão ser feitas no veículo. É preciso estar preparado e vamos ter que nos modernizar com a chegada dessa tecnologia que não tem volta.
Transporte Moderno – Qual o principal desafio para o teste do ônibus elétrico?
Gilson Barreto – O grande desafio com o ônibus elétrico é a autonomia, pois são quatro horas de carregamento para sete ou oito horas de operação, enquanto um ônibus convencional a parada na garagem é de 50 minutos para fazer a higienização e o abastecimento. Então, ficar quatro horas parado causa um impacto muito grande para a empresa.
Transporte Moderno – O que a Princesa dos Campos fez para dar suporte ao teste do ônibus elétrico?
Gilson Barreto – Para a recarga dos ônibus elétricos, montamos uma estrutura de carregamento dentro das garagens dos veículos. A distância entre Curitiba e Ponta Grossa é de 110 quilômetros e por segurança vamos fazer uma recarga em cada trecho para conhecer melhor a autonomia do veículo, pois durante o teste em uma rota normal, transportando passageiros, o ônibus vai enfrentar trecho de serra e congestionamentos.
Transporte Moderno – A Princesa dos Campos tem planos de investir em ônibus elétrico no futuro?
Gilson Barreto – Sim. Só não sei dizer quanto tempo será esse futuro. A gente depende da evolução da autonomia das baterias. Dentro das Princesa dos Campos em que temos mais de 90 linhas, a linha entre Curitiba e Ponta Grossa é a única que permite o ônibus elétrico rodar. Nas demais linhas a autonomia não seria suficiente para concluir a infraestrutura.
Transporte Moderno – A Princesa dos Campos comprou novos ônibus este ano?
Gilson Barreto – Sim, compramos seis ônibus rodoviários Busscar Vissta Buss 400 LD com chassi Volvo B420 R 6×2 e o investimento foi de R$ 6 milhões.
Transporte Moderno – Quando os ônibus serão entregues e onde vão operar?
Gilson Barreto – A previsão é que sejam entregues até outubro deste ano e serão usados pela Cantelle, que circula em Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul. A Cantelle opera com oito veículos e destes, seis serão substituídos após a compra.
Transporte Moderno – Existe outros investimentos da Princesa dos Campos para este ano?
Gilson Barreto – São ao todo R$ 11,5 milhões que está sendo aplicado em toda a companhia este ano,o que inclui R$ 3 milhões na compra de oito caminhões Volkswagen Delivery com baú da Facchini e mais R$ 2 milhões em adequação de infraestrutura, como a reforma de terminais físicos de encomendas do grupo, e em tecnologias, como rastreamento de frota, sistema de controle e aplicativos.
Transporte Moderno – Quantos ônibus a Expresso Princesa dos Campos possui em sua frota?
Gilson Barreto – São cerca de 250 ônibus e transporta em torno de 140 mil passageiros por mês.