Cummins inicia testes de motor alimentado a hidrogênio

Após o teste de prova de conceito, a empresa planeja avaliar o motor em uma variedade de aplicações dentro e fora de estrada para acelerar a descarbonização de veículos comerciais

A Cummins iniciou os testes de um motor de combustão interna movido a hidrogênio. O teste de prova de conceito baseia-se na sua tecnologia existente em aplicações de combustível gasoso e na do trem de força para criação de novas soluções de energia que ajudem os clientes a atender às necessidades ambientais e de energia do futuro.
“A Cummins está entusiasmada com o potencial do motor a hidrogênio para reduzir as emissões e fornecer potência e desempenho para os clientes. Estamos utilizando todas as novas plataformas de motores equipadas com as tecnologias mais recentes para melhorar a densidade de potência, reduzir o atrito e melhorar a eficiência térmica, o que nos permite evitar as limitações de desempenho típicas e compromissos de eficiência associados à conversão de motores a diesel ou gás natural em combustível de hidrogênio. Fizemos avanços tecnológicos significativos e continuaremos avançando”, diz Srikanth Padmanabhan, presidente do segmento de motores da Cummins.
Após o teste de prova de conceito, a empresa planeja avaliar o motor em uma variedade de aplicações dentro e fora de estrada para acelerar a descarbonização de veículos comerciais. “O programa de motores a hidrogênio pode potencialmente expandir as opções de tecnologia disponíveis para alcançar um setor de transporte mais sustentável, complementando nossas capacidades em células de combustível de hidrogênio, baterias elétricas e motores a gás natural renovável”, afirma Jonathon White, vice-presidente de engenharia de negócios de motores.
Os motores a hidrogênio oferecem às montadoras e aos usuários o benefício da adaptabilidade, permitindo a continuidade do uso dos sistemas de transmissão mecânicos familiares com integração de veículos e equipamentos que espelham os trens de força atuais, enquanto continuam a fornecer a potência e a capacidade para atender às necessidades das aplicações.
Os motores a hidrogênio podem usar combustível de hidrogênio verde, produzido por eletrolisadores fabricados pela Cummins, emitindo emissões quase nulas de CO2 pelo escape e níveis quase nulos de NOx. O investimento projetado na produção de hidrogênio renovável globalmente proporcionará uma oportunidade crescente para a implantação de frotas movidas a hidrogênio utilizando células de combustível Cummins ou motor.
A Cummins informa que está investindo em uma variedade de tecnologias para apoiar o transporte baseado em hidrogênio, incluindo motores a hidrogênio, células de combustível, eletrolisadores e tanques de armazenamento. A alta densidade de energia do hidrogênio permite o armazenamento de gás a bordo, facilmente integrado sem comprometer a carga útil do veículo ou a faixa operacional.
A joint venture da Cummins com a especialista em armazenamento de hidrogênio NPROXX adiciona a capacidade de integrar a célula de combustível ou motor a hidrogênio com os tanques do cilindro de gás de alta pressão e linhas de abastecimento do veículo. A NPROXX também é fornecedora de recipientes de armazenamento em contêiner, permitindo o rápido reabastecimento de hidrogênio dos usuários finais.
O papel da Cummins na expansão do hidrogênio vai além das células de combustível e soluções de armazenamento para a fabricação de hidrogênio renovável descarbonizado, com a experiência de mais de 600 instalações de eletrolisadores em todo o mundo. “A escalabilidade modular de nossos eletrolisadores é ideal para uma variedade de aplicações, desde o fornecimento localizado de frotas de caminhões e ônibus até eletrólise em escala de serviço público. A Cummins possui recursos exclusivos de hidrogênio, que vão desde a produção de combustível até o armazenamento e energia do veículo”, destaca a empresa.

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