A Cummins fechou o segundo trimestre de 2021 com receitas de US$ 6,1 bilhões, 59% superior ao mesmo período de 2020. As vendas na América do Norte cresceram 74%, enquanto as receitas internacionais elevaram 42%, impulsionadas pela forte demanda em todos os mercados globais em comparação com o mesmo trimestre de 2020, que foi impactado significativamente pela pandemia. O câmbio interferiu positivamente as vendas em 3%, principalmente devido ao dólar americano mais fraco.
O lucro líquido atribuível no segundo trimestre deste ano foi de US$ 600 milhões (US$ 4,10 por ação diluída), enquanto no mesmo período de 2020 foi de US$ 276 milhões (US$ 1,86 por ação diluída).
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no segundo trimestre foi de US$ 974 milhões (15,9% das vendas), em comparação com US$ 549 milhões (14,3% das vendas) um ano atrás.
“A forte demanda em nossos principais mercados impulsionou o crescimento contínuo das vendas no segundo trimestre, particularmente na América do Norte, e resultou em sólida lucratividade. A força do quadro de pedidos reflete a robusta demanda subjacente em muitos de nossos mercados, o que é notável considerando os desafios e incertezas que enfrentamos durante o mesmo período do ano passado. Não posso deixar de agradecer aos nossos funcionários e aos funcionários de nossa base de fornecedores o suficiente por suas contribuições inabaláveis durante esses tempos desafiadores, dadas as restrições significativas da cadeia de fornecimento que continuamos a enfrentar em nosso setor”, disse Tom Linebarger, presidente e CEO.
No segmento de motores as vendas atingiram US$ 2,5 bilhões, com alta de 75%. Segundo a Cummins, as receitas de motores para o setor automotivo aumentaram 104% impulsionadas pela forte demanda nos mercados de caminhões e picapes da América do Norte e fora das estradas aumentaram 10% impulsionadas pela forte demanda nos mercados internacionais de construção.
No segmento de energia as vendas alcançaram US$ 24 milhões, aumento de 140%. A Cummins atribui o aumento à maior demanda nos mercados de transporte público e ônibus escolar, além dos embarques de sistemas de células a combustível para o mercado ferroviário.
A Cummins também anunciou a separação da Cummins Filtration, que foi fundada em 1958. Segundo a companhia, esta unidade de negócios tem crescido de forma consistente e, como empresa independente, teria a oportunidade de acelerar o crescimento à medida que se diversifica ainda mais em novos produtos e mercados.
A Cummins Filtration é uma plataforma de filtração com amplo portfólio de produtos para caminhões rodoviários, pesados, médios e leves, equipamentos industriais fora de rodovia e sistemas de geração de energia. Com presença global líder em regiões importantes, incluindo América do Norte, Índia e China, alcançou em 2020 vendas de aproximadamente US$ 1,2 bilhão.
O Conselho da Cummins, junto com a administração, acredita que uma separação poderia agregar valor à Cummins e suas partes interessadas, desbloqueando valor para os acionistas, permitindo um foco ainda mais aprimorado nas principais iniciativas estratégicas e capacitando a inovação contínua em tecnologias básicas e novas.
“A Cummins Filtration é líder em tecnologia com presença global e significativa para crescimento contínuo. Esperamos que as alternativas estratégicas que estamos considerando resultem em maior valor para nossos acionistas e posicionem a Cummins Filtration para aproveitar as vantagens das oportunidades aprimoradas de investir no crescimento orgânico e inorgânico”, disse Linebarger.