Consórcio Mercedes-Benz duplica as vendas no primeiro semestre

Foram R$ 493 milhões em créditos acumulados de janeiro a junho, 94% a mais em relação aos R$ 254 milhões do mesmo período de 2020, com uma média de 300 cotas por mês, entre caminhões, linha Sprinter e chassis para micro-ônibus

As enchentes no Rio Grande do Sul trouxeram desdobramentos negativos para a performance de vendas de novas cotas de consórcio de caminhões e implementos rodoviários. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) divulgado nesta quarta-feira (27), o volume diminuiu 8,8% no primeiro semestre deste ano, com 117,21 mil novos contratos, menos do que os 128,51 mil feitos no mesmo período do ano passado.

O Consórcio Mercedes-Benz de caminhões, veículos comerciais leves da Linha Sprinter e chassis de micro-ônibus fechou o primeiro semestre de 2021 com conquistas marcantes. Foram R$ 493 milhões em créditos acumulados de janeiro a junho, 94% a mais em relação aos R$ 254 milhões do mesmo período do ano passado.

“Somente em junho, foram R$ 103 milhões, ultrapassando, pela primeira vez, a marca de três dígitos em produção num único mês”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa é a maior produção histórica do consórcio da nossa marca. Nesse ritmo, devemos alcançar a meta de R$ 1 bilhão em créditos neste ano, desafio estabelecido em conjunto com nossa rede de concessionários.”

Em 2021, o Consórcio Mercedes-Benz vem registrando a comercialização de 300 cotas por mês, em média. “O Novo Actros, nosso caminhão extrapesado rodoviário top de linha, é o campeão de vendas do consórcio da própria marca, com metade das cotas comercializadas no período”, afirma Leoncini. “Os clientes estão muito mais propensos ao consórcio pela sua própria essência ligada ao planejamento aliada à busca por um investimento que possa ter mais liquidez, além de representar o investimento no próprio negócio. Durante a pandemia, esse comportamento foi intensificado, muitos autônomos e empresários reforçaram sua confiança no sistema, por ser tradicional, seguro e rentável.”

O Consórcio Mercedes-Benz se destaca no mercado pelo Plano Pontual, disponível para toda a linha de caminhões e veículos da Linha Sprinter, que oferece maior previsibilidade de entrega. Nesse plano, o cliente tem a possibilidade de retirar seu caminhão por antecipação de parcelas, já previamente definidas, entre o 6º e o 23º mês.

Além disso, a partir do 24º mês, todos os participantes têm a opção de pegar seu veículo a qualquer momento, por meio de uma operação de crédito, sem antecipação de parcelas.

Além do Pontual, todos os planos do Consórcio Mercedes-Benz são customizados para assegurar vantagens econômicas a clientes de diversos perfis, que contam com opções para cada uma de suas demandas.

O Consórcio Mercedes-Benz já entregou mais de três mil veículos nos últimos três anos, com projeção de entregar cerca de sete mil unidades nos próximos cinco anos. Desde que foi lançado, há pouco mais de cinco anos, a empresa tem registrado crescimento anual acima de dois dígitos. Em 2020, foram R$ 729 milhões em créditos, 18% a mais em relação aos R$ 618 milhões do ano anterior.

“Para 2021, a nossa expectativa é de que esse ritmo de crescimento seja mantido, com a meta de R$ 1 bilhão em créditos no ano. Os resultados do primeiro semestre reforçam a nossa confiança na obtenção desse resultado. Além disso, nossa rede está totalmente engajada com o produto consórcio, contando com cerca de 400 consultores ativos no atendimento aos clientes”, diz Leoncini.

Veja também