Transporte Moderno – Como a pandemia afetou o fluxo de cargas? Houve crescimento no e-commerce?
Guilherme Juliani – Sim, tanto que nosso número de entregas saltou de dois milhões por mês para dez milhões. Desde o início da pandemia, com o isolamento, o e-commerce vem crescendo em um ritmo impressionante. O distanciamento social e o fechamento do comércio em muitas cidades brasileiras aceleraram esse movimento de adesão às compras digitais, que já vinha ocorrendo com força no Brasil, mas foi intensificado ao longo do último ano. Para atender a essas demandas, adquirimos um novo galpão e investimos em novos equipamentos para automatizar ainda mais a operação.
Transporte Moderno – Qual a expectativa da Flash Courier para os próximos meses? Deve haver crescimento de faturamento ou de volume de cargas em 2021?
Guilherme Juliani – Para o segundo semestre de 2021, a expectativa é que o crescimento continue. O consumidor brasileiro se adaptou rapidamente e abraçou o e-commerce, mesmo com o comércio funcionando presencialmente em muitas cidades. Esperamos que haja aumento no volume de cargas e, consequentemente, de faturamento.
Transporte Moderno – Houve novidades em termos de produtos e serviços?
Guilherme Juliani – Em termos de serviços, identificamos novas formas de realizar as entregas e de reduzir as chances de insucesso. Modelos de frete como os lockers, que já estão funcionando em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, e o Ship From Store, que é um modelo de entregas com retirada em loja e que permite a chegada ao destinatário em até 6 horas, fortaleceram as nossas atividades. Além disso, houve a revisão de rotas e também um incentivo às entregas sustentáveis, por meio de bicicletas elétricas.
Transporte Moderno – Quais os investimentos mais recentes e quais os investimentos previstos para os próximos dois anos?
Guilherme Juliani – Nosso maior investimento foi em tecnologia operacional. A Moove+, empresa que faz parte do grupo Flash Courier, adquiriu 220 veículos guiados automatizados (AGV) e uma esteira de 800 saídas para deixar a operação ainda mais automatizada. Esses equipamentos já estão em instalação em um novo galpão. Abrimos filiais de armazenagem em seis estados, investimos em frota elétrica, ampliamos muito nossa abrangência para mais de 700 cidades e vamos colocar mais 500 até o final do ano.
Para os próximos dois anos, o plano é continuar a expansão dos nossos centros de distribuição em todo Brasil, possibilitando que nossos clientes possam fazer entregas no mesmo dia ou no dia seguinte. Outro projeto são os centros de distribuição urbanos, que estamos começando a implementar em Manaus e Recife, onde colocamos espaços menores dentro das áreas urbanas das cidades, diminuindo ainda mais o prazo de entregas. Isso, somado à nossa tecnologia do Ship From Store, possibilita a entrega de nossos clientes em menos de seis horas.
Outro investimento importante é o nosso avanço no food service, e estamos preparando todas nossas ferramentas para atuação na entrega de comida e bebidas. Temos também alguns M&A (fusões e aquisições) sendo estudadas para acelerar a logística de medicamentos, produtos hospitalares e outros materiais que necessitam de licença especial de transporte da Anvisa.