Gollog transporta aves ameaçadas de extinção

São quatro jacutingas, que sairão do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e serão reintegradas à natureza na Serra da Mantiqueira, em São Paulo

A Gollog, unidade de soluções logísticas da Gol Linhas Aéreas, fez transporte de quatro jacutingas, que saíram do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para serem reintegradas à natureza na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.

As jacutingas são aves nativas do Brasil, exclusivas da Mata Atlântica, e que estão ameaçadas de extinção. Estima-se que restam apenas aproximadamente dois mil aves da espécie, que já se extinguiu em algumas regiões do país. Isso se deve à destruição do habitat onde vivem e à caça ilegal.

As aves nasceram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, único parque do mundo focado em salvar espécies da Mata Atlântica. Os profissionais que ali trabalham tratam dos animais resgatados e, desde 2000, garantem a reprodução da espécie, que já gerou mais de 90 filhotes nestes 21 anos de cuidados com as jacutingas.

Em 2017, o Parque das Aves estabeleceu uma parceria com a ONG SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), que, por meio do Projeto Jacutinga, trabalha na reabilitação e soltura das aves para conservação. A ONG será a responsável por reintroduzir os quatro animais se forem considerados aptos na natureza, assim como ocorreu com outras 37 aves que já foram reintroduzidas pelo projeto desde 2016. Todas as jacutingas serão monitoradas, verificando-se o desempenho individual de cada animal.

“A Gollog sabe da importância da conservação da vida selvagem para o meio ambiente, tema que integra o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Gol. Sempre contribuímos com as ONGs para os transportes delicados de animais, que demandam expertise dos profissionais envolvidos e cuidados especiais no manuseio e acondicionamento dos mesmos, para que eles cheguem bem e diretamente para a natureza”, afirma Daniel Bassi, coordenador de mercado e produtos da Gol.

Por meio do serviço especializado Gollog Animais, a empresa está preparada para realizar transportes de animais domésticos e silvestres, em caixas especiais e em conformidade com as regras da aviação civil, para a total segurança e conservação das espécies.

Por