À medida em que a vacinação contra a Covid-19 vai avançando no Brasil, a retomada da demanda por viagens aéreas também vem crescendo. Em junho, por exemplo, a média da taxa de ocupação dos voos domésticos da Latam no Brasil ficou na casa dos 80% depois de dois meses de forte retração nesse indicador por conta da segunda onda do vírus. Em julho, a ocupação cresceu para 82% e a expectativa é que até o fim de 2021 fique em torno de 85%.
Com o fechamento das fronteiras internacionais para voos brasileiros, o turismo doméstico ganhou ainda mais força, sendo o Nordeste campeão de vendas para viagens a lazer, como explica Diogo Elias, diretor de vendas e marketing da Latam. “Salvador, Maceió e Natal são hoje os destinos mais procurados pelos nossos clientes. No último mês, vimos um aumento de 70% na procura por esses voos, fazendo com que aumentássemos em 50% a oferta de assentos para essas cidades”, afirma.
Para os poucos destinos internacionais que o Brasil pode voar, Cancun, sem dúvida, foi o mais procurado. “Lançamos o voo direto com duas frequências semanais em junho. Em julho, tivemos que aumentar para três, uma vez que tivemos lotação máxima no mês de estreia com média de mais de 95% de ocupação. Não tenho dúvidas de que, assim que as restrições para o internacional caírem, teremos uma boa retomada, principalmente para os Estados Unidos. Quando acontecer, estaremos prontos para isso”, afirma Elias.
Devido a essa demanda e ao avanço da vacinação que a Latam começou a apostar na melhoria do setor ainda para 2021 e iniciou um processo de retomada gradual, porém otimista, alinhada com esse cenário mais positivo e com o seu objetivo de “sair dessa crise mais forte do que entramos”, como afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
A unidade de cargas da Latam anunciou, em maio deste ano, a ampliação de 11 para 21 aeronaves na frota cargueira de aviões Boeing 767 até 2023. Somente em julho, a previsão para todo o grupo era de 1.030 voos em aeronaves cargueiras, o que representa 20% a mais do que no mesmo mês de 2019. A Latam Cargo conta com uma frota mista de aviões para suas operações, utilizando tanto o porão das aeronaves voltadas para voos de passageiros quanto cargueiros dedicados.