O Volkswagen e-Delivery, primeiro caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica, fez a estreia oficial na terça-feira (dia 13) no mercado brasileiro. Cem por cento desenvolvidos, testados e fabricados no Brasil, inteligentes e seguros, os caminhões e-Delivery com 11 e 14 toneladas de peso bruto total são o resultado de R$ 150 milhões em investimentos, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação integral de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros, informa a Volkswagen Caminhões e Ônibus. O novo caminhão é oferecido com um serviço inédito de consultoria e serviços que formam um sistema completo de mobilidade elétrica.
“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.
Complementando a oferta de soluções de transporte com zero emissões, entra em ação o inédito e-Consórcio, segundo a Volkswagen. Uma parceria com algumas das maiores empresas em eletromobilidade do mundo, que assegura comodidade e eficiência para o cliente do e-Delivery: da montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores. Pela primeira vez no país, um caminhão elétrico é oferecido numa solução de transporte completa, com evidentes ganhos para o consumidor, acrescenta a fabricante.
“E o mercado já corresponde à tanta inovação. Além do acordo já firmado com a Ambev, acabamos de fechar os primeiros negócios com outras grandes empresas no país. Coca-Cola Femsa Brasil e JBS são as primeiras a adquirir os modelos elétricos Volkswagen em pleno lançamento comercial”, reforça Cortes.
De acordo com a montadora, os lançamentos VW e-Delivery 11 e 14 toneladas têm a bordo tecnologia de ponta com os refinados sistemas de inteligência. E também chegam às lojas com exclusiva consultoria comercial, novos planos de manutenção Volks|Total e-Prev e e-Prime, além de uma estrutura de serviços e pós-vendas Volks|Care, especialmente desenhados para assegurar a disponibilidade do veículo e reduzir seu custo operacional.
e-Delivery 11 toneladas 4×2
O modelo mais leve da família elétrica da Volkswagen está equipado com um motor que entrega 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.
e-Delivery 14 toneladas 6×2
Com calibração minuciosa para operação severas, seu motor também desenvolve 300 kW e torque de 2.150 Nm desde as primeiras rotações. Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar mais economia na operação. Também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.
Os dois caminhões elétricos Volkswagen oferecem duas opções de bateria para autonomia até 200 km de autonomia. A produção dos modelos elétricos na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, Rio de Janeiro, adota o mesmo processo consórcio modular da montadora. Para isso, novas empresas entraram no e-Consórcio: a ABB e a GDSolar que chegam para oferecer soluções de carregamento e energia limpa. Juntam-se a CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Siemens, Semcon e Eletra para transformar a indústria do transporte no Brasil.
Os preços sugeridos para os caminhões e-Delivery são: para modelo de 11 toneladas com conjunto de três baterias, R$ 780.000, com seis baterias, R$ 967.000; para modelo de 14 toneladas com três baterias, R$ 795.000, e com seis baterias, R$ 980.000.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus tornou-se o primeiro complexo fabril com manufatura em larga escala de veículos elétricos do Brasil, tendo construído uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação.
Coração da montagem elétrica, o e-Shop é o espaço da VW em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados, seguindo todos os mais rígidos protocolos de segurança.
Parceria com a Ambev
Desenvolvido, testado e fabricado no país, o e-Delivery chamou a atenção do mundo já em 2017, quando foi apresentado durante o Innovation Day, evento sobre tecnologias inovadoras promovido pelo Grupo Traton em Hamburgo, na Alemanha. E também foi notícia mundial em 2018, quando a Ambev, empresa do grupo AB InBev, anunciou a intenção de compra de 1.600 caminhões elétricos Volkswagen. Mais recentemente, fez seu primeiro pedido firme, de 100 unidades, cuja entrega se iniciou em junho passado e a entrega dos caminhões elétricos restantes prosseguirá até outubro.
Foi também com a Ambev que a VWCO iniciou um intenso programa de testes tanto em situações de uso real na cidade de São Paulo (SP) quanto em pista e estradas em Resende (RJ), onde a montadora tem seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento. Esses testes, aliados a treinamentos intensivos, garantiram um lançamento responsável, dentro das rigorosas disciplinas dos Grupos Volkswagen e Traton.
Apenas com esse ciclo de testes com a Ambev, foram mais de 45 mil quilômetros rodados, deixando de emitir mais de 34 toneladas de CO2 e de consumir mais de 10.000 litros de diesel, além de comprovar a confiabilidade em operação.
O e-Delivery já chega às lojas com uma encomenda da Coca-Cola Femsa Brasil, que adquiriu um lote de 20 caminhões do modelo de 14 toneladas. “Com o e-Delivery, mostramos uma vez mais o nosso propósito de deixar um legado de consciência ambiental às futuras gerações. Porque nosso maior compromisso sempre foi com as pessoas. Elas são o centro de nossas preocupações em 40 anos de história. Por isso, saudamos a Coca-Cola Femsa Brasil, que atua em 48% do território brasileiro, pela iniciativa da primeira compra neste lançamento, que vai revolucionar o transporte urbano de cargas”, comemora Roberto Cortes.
Com a aquisição, a Coca-Cola Femsa Brasil reforça seu pilar de sustentabilidade e a estratégia de mobilidade sustentável, que tem por objetivo reduzir o impacto da distribuição de bebidas: “Nosso objetivo é sermos líderes em mobilidade sustentável, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes. Essa iniciativa se soma a outras ações de eficiência e tecnologia já adotadas ao longo dos últimos anos em nossas operações”, ratifica Ian Craig, CEO da companhia, acrescentando que as 20 unidades do e-Delivery vão entrar em operação até o fim deste ano.
Os novos modelos farão com que a Coca-Cola Femsa Brasil deixe de emitir 12,6 toneladas de dióxido de carbono ao ano, impacto equivalente ao plantio de 2.232 árvores.
O e-Delivery passou por mais de 100 diferentes tipos de testes para um lançamento seguro e responsável, enfrentando testes severos em pistas especiais, além de imersão simulando áreas alagadas. Nessa jornada, que incluiu desde temperaturas extremas de -20° C a mais 55° C até avaliações de interferências eletromagnéticas, percorreu o equivalente a cerca de 400 mil quilômetros para comprovar a eficiência e confiabilidade do veículo em todo tipo de condição.
Por trás de toda essa pesquisa e desenvolvimento, está a maior frota de protótipos elétricos para testes em andamento no país, rodando em três turnos por dia, sete dias por semana, e com uma equipe de mais de 50 profissionais envolvidos diretamente nos testes para sua execução, aquisição de dados e avaliação dos resultados.
Os caminhões e-Delivery percorreram rotas na cidade de São Paulo, e na região da fábrica no Sul Fluminense, em condições reais de tráfego. Além disso, todo o trabalho foi acelerado com simulações no campo de provas do centro mundial de e-Mobility da VWCO, localizado na fábrica, em Resende (RJ).