Fred Carvalho
E tudo começou na década de 80 do século passado, com uma mostra de produtos de transportes denominada Fenatran e acoplada ao Congresso da NTC, entidade que reúne as transportadoras rodoviárias de carga. Este evento era itinerante até que, em 1995, foi tomada a decisão de realizá-lo sempre em São Paulo.
Tornou-se, com o tempo, um evento bienal com realização nos anos ímpares e o Salão do Automóvel nos anos pares. Portanto, deveríamos ter a realização da 23ª Fenatran neste ano de 2021. No entanto, foi transferida na data de hoje para o próximo ano, mais precisamente, para o período entre os dias 16 e 20 de novembro. Acontecerá no São Paulo Expo.
No início deste ano tudo indicava que este importante evento de transportes aconteceria. A organizadora do evento, então denominada Reed Alcântara, tinha apoio de importantes expositores e entidades. Mas o ritmo das vacinações mais lento que o imaginado, a chegada de novas cepas do vírus e a forte resistência das matrizes das produtoras de caminhões inviabilizou a exposição.
O otimismo dos executivos da Reed e de algumas entidades tinha bons motivos: a Fenatran de 2019 foi a maior da história, tanto em número de visitantes – superou os 65 mil – quanto de expositores – 450 – espalhados em recordistas 90 mil metros quadrados.
Mais ainda: também foram registrados recordes de faturamento – mais de R$ 8,5 bilhões – e de vendas de alguns fabricantes. Além disso, o Congresso da SAE e uma série de eventos das principais revistas e entidades ocorreram simultaneamente no mesmo São Paulo Expo.
Outro motivo para otimismo foi que a edição anterior, 2017, pela primeira vez realizada no São Paulo Expo mostrara que ameaças que quase inviabilizaram a mostra de 2015 – que teve apenas dois fabricantes de caminhões presentes: as paranaenses Volvo e DAF – eram coisa do passado. E, como resultado, foi a segunda maior e melhor edição da história.
ROTA DIGITAL –
A Reed Alcântara – agora denominada RX – mudou sua estratégia de interação com o público de transportes e com seus principais patrocinadores e apoiadores. Criou a Rota Digital Fenatran, baseada nos pilares de conteúdos e negócios, com ações digitais durante todo o ano. Em maio, por exemplo, realizou o Link Summit Fenatran – em dois dias de eventos, com apoio da OTM, colocando em foco alguns dos principais temas do setor de transportes. Neste mês lança o Test-Drive Virtual e Interativo.
A crise provocada pela pandemia, em realidade, trouxe para a RX a oportunidade de reinventar alguns de seus eventos. No caso da Fenatran, a criação de uma plataforma permanente de negócios.
“Quando novembro do próximo ano chegar temos a esperança, não tão difícil de concretizar, de abrir um evento ainda maior que o de 2019. Afinal, teremos os players do e-commerce – destacados pela pandemia – e a proximidade da entrada em vigor das normas do Euro 6. A hora certa para mostrar os modelos com a nova tecnologia será, sem dúvida, a Fenatran”, prevê Luiz Bellini, diretor da RX.