Volvo lança a nova geração de caminhões pesados da linha F

Os novos caminhões pesados começam a ser produzidos em outubro na fábrica de Curitiba e trazem de série vários itens referentes a tecnologia, conectividade, segurança e custo operacional

A Volvo apresentou a nova geração de caminhões da linha F: modelos FH, FM e FMX. Os veículos chegam ao mercado brasileiro em menos de um ano do seu lançamento na Europa e trazem de série vários itens referentes a tecnologia, conectividade, segurança e custo operacional.

Os novos caminhões pesados começam a ser produzidos na fábrica de Curitiba (PR) a partir de outubro, integrando parte do ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão que a Volvo tem programado até 2022.

“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declarou Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, durante evento online para a apresentação dos novos caminhões pesados. 

A nova geração de caminhões pesados ganhou reforço na segurança. Um dos aprimoramentos é o piloto automático de descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.

O novo FH tem agora a opção de faróis de Led, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de Led, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista.

A nova linha de caminhões da Volvo traz de série o pacote de segurança freios eletrônicos EBS, equipamentos que garantem uma reação rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Também permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônico EBS para freios a tambor e disco; controle de tração; freios ABS, auxílio de partida em rampa; luz de freio de emergência e freio de estacionamento com ativação e desativação automática.

Os caminhões podem receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo. proporcionando visibilidade de 76 m2 desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.

Cabines

Os novos caminhões Volvo receberam mudanças externas e internas nas cabines. O FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, revigorando o design moderno do modelo. Houve melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca foi redesenhado e deslocado para a porta.

Internamente a ergonomia foi aprimorada, com novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. A nova alavanca de controle da caixa I-Shift está mais ergonômica e foi reposicionada para melhorar a movimentação do motorista.

Nos novos Volvo FM e FMX a cabine é nova. Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança.

As mudanças internas do FH começam pelo novo painel redesenhado e com novos displays. Ao centro, no display comum de 12 polegadas, o painel de instruções traz quatro opções de telas. Uma câmera ao lado do passageiro cobre a região de ponto cego do motorista e até oito câmeras podem ser visualizadas na nova tela de 12 polegadas.

A central multimidia de nove polegadas de tela sensível ao toque tem fácil visualização e traz tudo ao alcance da mão e visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.

Conectividade

Os novos Volvo vêm com nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Nos novos caminhões o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem. A transmissão eletrônica I-Shift está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirmou Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

“O caminhão FH continua à frente do seu tempo, melhoramos ainda mais esse modelo e tenho certeza que continuará sendo o caminhão pesado mais vendido e o mais desejado pelos transportadores. Além de ser o mais avançado, continuará sendo o mais robusto, seguro, econômico e produtivo entre todos os modelos do mercado”, comentou Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

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