Moura monta estrutura em Resende para a produção do e-Delivery

A fabricante de bateria passará a integrar o consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Rio de Janeiro para abastecer a linha de montagem do caminhão elétrico a partir deste semestre

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou a instalação da Baterias Moura em seu complexo industrial localizado em Resende (RJ). A fornecedora de baterias vai cuidar de processos específicos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico do Brasil, a partir deste semestre.

Além de integrar o e-Consórcio, a Baterias Moura junta-se ao Consórcio Modular e aos demais parceiros da VWCO para fornecer sistemas de baterias de lítio e seus componentes, em parceria com a CATL, e participar de diversos processos relacionadas à mobilidade elétrica, tais como montagem, parametrização e testes dos sistemas elétricos do e-Delivery. A presença da Baterias Moura também reforça a importância da área de novos produtos da fábrica de Resende como importante centro de desenvolvimento da eletromobilidade.

“Há 25 anos, desenvolvemos o processo produtivo do Consórcio Modular e agora, coroamos essa trajetória com mais um feito pioneiro: a manufatura de veículos elétricos, ao lado de parceiros de peso, como a Moura. Juntos, avançaremos no desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A produção em série dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery começará neste semestre, mas na fábrica-laboratório, instalada no complexo produtivo chamado Planta Piloto, etapa experimental já começou no ano passado. Nessa fase, ocorre a definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, inédito na fábrica de Resende e no Brasil.

Além disso, as equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V. Além disso, todas as equipes produtivas já estão sendo capacitadas para aprender a reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto na fábrica de Resende.

“A produção do e-Delivery marca o início de forma estruturada da eletrificação veicular no Brasil e a Moura tem muito orgulho de fazer parte desse processo junto com a VWCO. A Moura sempre esteve na vanguarda, desenvolvendo soluções em baterias que pudessem atender as demandas mais avançadas, assim como as do e-Consórcio. Mais uma vez integramos o epicentro do movimento de inovação do setor automotivo ao firmar esta importante parceria com a VWCO e a CATL”, afirma Sérgio Moura, presidente do conselho de administração da Acumuladores Moura.

Toda a infraestrutura da fábrica da VW Caminhões e Ônibus também está em atualização para a nova realidade elétrica: novos carregadores acabam de chegar, com capacidade para recarregar as baterias dos caminhões e-Delivery em até uma hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos veículos de teste da montadora, em ação nas análises de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série. Toda a energia consumida na fábrica é de origem renovável.

Desde sua concepção em 1996, o Consórcio Modular passa a contar com nove parceiros. A Maxion fornece chassis e rodas, a Meritor é responsável pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos, enquanto a Suspensys assume as suspensões pneumáticas.

A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores e a Aethra arma a cabine. A Carese cuida da pintura e a Kroschu instala o acabamento interno. A Moura vai entrar agora para fornecer as baterias dos caminhões elétricos da marca.

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