A Volkswagen Caminhões e Ônibus aumentou exportações no primeiro quadrimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de 1.084 para 2.527 caminhões. Embora as bases de 2020 sejam baixas, pois correspondem ao momento de eclosão da pandemia mundo afora, há destaques relevantes nos diversos mercados da fabricante.
“Cada mercado experimenta razões diferentes para a alta na demanda, mas modo geral podemos observar uma tendência de recuperação e retomada após um período tão difícil como o início de 2020”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O Chile é o líder de compras internacionais da fabricante no primeiro quadrimestre deste ano, com 720 vendas. O segmento de exploração de minérios de cobre e a força das commodities naquele país impulsionaram a demanda por caminhões, com destaque para os modelos VW Constellation 17.280, um dos protagonistas do sucesso por lá.
No Uruguai a Volkswagen Caminhões e Ônibus atingiu o marco histórico de 100 caminhões vendidos num mesmo mês e consolidou a liderança de mercado, com o VW Constellation 24.250 como o caminhão mais vendido por lá.
Nos demais países da América Latina a distribuição de alimentos e bebidas impulsionou as vendas da família Delivery, especialmente do modelo 11.180, veículo mais exportado no período pela Volkswagen. Falando especificamente sobre a América Central, os recentes lançamentos dos modelos em países como Guatemala ampliam essa conta.
Na África o destaque são os ônibus: a Volkswagen participa do programa de modernização do transporte público de Angola e mantém as entregas de Volksbus 17.210 que já entram no combate contra a pandemia de Covid-19. Todos os ônibus são equipados com barreiras de proteção para motorista e cobrador Marcopolo BioSafe, que reduz a possibilidade de contágio ao diminuir a exposição dos profissionais a possíveis gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro.