Dassault lança o Falcon 10X com maior cabine e tecnologia avançada

O Falcon de alta velocidade e ultralongo alcance virá com recursos de segurança inovadores derivados da mais recente tecnologia de caça

A Dassault Aviation lança o Falcon 10X, que traz a tecnologia mais avançada em um jato executivo. A previsão é que entrará em serviço no fim de 2025.

“Hoje estamos apresentando uma nova referência na aviação executiva”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault. “O Falcon 10X oferecerá uma experiência incomparável ao passageiro em voos de curta e longa duração, juntamente com recursos de segurança inovadores da tecnologia de caça de linha de frente da Dassault. Otimizados todos os aspectos da aeronave com o passageiro em mente e estabelecemos novo nível de capacidade para aeronaves de ultralongo alcance.”

O 10X terá a maior e mais confortável cabine do mercado e oferecerá maior modularidade do que qualquer outra aeronave de sua classe, com uma seleção de várias configurações de interior.

Este jato tem capacidade para acomodar quatro zonas de cabine de igual comprimento e o interior pode ser personalizado, incluindo, por exemplo, uma área de jantar/conferência expandida, área de entretenimento dedicada com um monitor de tela grande, uma cabine com cama queen-size completa ou suíte master ampliada com box privativo. “O 10X será mais do que apenas mais um grande passo à frente na aviação executiva. Será com certeza o melhor jato executivo disponível na categoria de ultralongo alcance e assim permanecerá por muito tempo”, disse Trappier.

A pressurização também será a melhor do mercado, com passageiros experimentando altitude de pressão de três mil pés na cabine enquanto voam a 41 mil pés. Um sistema de filtragem de última geração fornecerá ar 100% puro. A aeronave será tão silenciosa quanto o Falcon 8X, atualmente o jato executivo mais silencioso em serviço.

O 10X contará com uma fuselagem inteiramente nova com janelas extragrandes – quase 50% maiores do que as do Falcon 8X. Trinta e oito janelas alinharão a fuselagem, tornando a cabine a mais iluminada da aviação executiva.

A asa de alta velocidade será feita de material composto de fibra de carbono, para máxima resistência, peso reduzido e arrasto mínimo. Adaptada para velocidade e eficiência com coeficiente de sustentação bastante elevado, será equipado com dispositivos hipersustentadores oferecendo maior manobrabilidade, em baixas velocidades de aproximação.


O jato bimotor será movido pelo motor mais avançado e eficiente da aviação executiva, o Rolls Royce Pearl 10X em desenvolvimento. O 10X é a versão mais recente, maior e mais poderosa da série Pearl, oferecendo mais de 18 mil libras de empuxo.

A cabine de comando do Falcon 10X estabelecerá novo padrão em design intuitivo, com telas sensíveis ao toque. Um sistema de controle de voo digital de última geração, derivado diretamente da mais recente tecnologia militar da Dassault, fornecerá um nível sem precedentes de precisão e proteção de voo, incluindo um novo e revolucionário botão de modo de recuperação.


Um único acelerador inteligente servirá como o controle de potência principal, conectando os dois motores ao sistema de controle de voo digital que irá gerenciar automaticamente a potência de cada motor, conforme necessário em diferentes cenários de voo.

Com o inovador sistema de visão combinada FalconEye da Dassault – o primeiro a oferecer recursos de visão aprimorados e sintéticos – combinado com HUD duplos capazes de servir como monitores de voo primários, o 10X será capaz de operar em condições de teto/visibilidade zero. “Estabelecemos o padrão de nosso novo Falcon incrivelmente alto”, disse Trappier. “Mas posso dizer com segurança que colocamos esta aeronave no topo do mercado.”


Com um alcance de 7,5 mil milhas náuticas, este jato voará sem escalas de São Paulo a qualquer lugar da Europa, São Paulo a Dubai e até mesmo a Auckland, na Nova Zelândia, de Nova York a Xangai, de Los Angeles a Sydney, de Hong Kong a Nova York ou de Paris a Santiago. A velocidade máxima será Mach 0,925.

Veja também

Por