Grupo Risa coloca em operação 50 caminhões Mercedes-Benz Actros

Puxando tritrens de nove eixos, o caminhão Mercedes-Benz 2651 6×4 chega a transportar 50 toneladas de soja por viagem, otimizando o escoamento de grãos

O grupo RISA, maior empresa do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, colocou em operação 50 caminhões Actros e Novo Actros 2651 da Mercedes-Benz na abertura da colheita da safra de soja 2020-2021 na Fazenda Ribeirão, no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí. Para esta operação, a empresa utilizou a maior colheitadeira e a maior plataforma de corte de grãos do mundo.

Puxando tritrens de nove eixos, o modelo 2651 6×4 chega a transportar 50 toneladas de soja por viagem, otimizando o escoamento de grãos. No pico da colheita, muitos desses caminhões Mercedes-Benz deverão fazer 100 viagens durante 24 horas, transportando 5.000 toneladas cada um em apenas um dia, entre os pontos de colheita no campo e os armazéns da Fazenda Ribeirão, com as distâncias variando de 5 a 30 quilômetros.

“Além de destacar a força da nossa empresa e da soja, o objetivo desse evento é mostrar um Nordeste pouco divulgado, que é produtivo, grandioso e tecnológico”, afirma Anderson Gorgen, diretor comercial do grupo RISA. “Isso está muito evidente no tamanho dessas máquinas, caminhões e tritrens, na tecnologia embarcada e na capacidade de colheita e transporte. Temos orgulho de atuar no campo e de gerar empregos e renda para o Piauí e região por meio dessa indústria a céu aberto que é a agricultura”.

A RISA superou, em 2020, a marca de R$ 1 bilhão em faturamento, segundo Gorgen. “Essa é uma conquista marcante para a nossa empresa e para o próprio setor do agronegócio. Poucos conseguem tal feito e nosso time é um deles, o que nos deixa muito satisfeitos”, diz o empresário. 

A RISA foi o primeiro produtor do Estado a plantar a soja da safra atual e agora sai na frente na colheita. Visando potencializar o aproveitamento de suas fazendas, a empresa realiza duas produções por safra, a principal de soja e a safrinha, principalmente com milho, além de outros grãos.

O extrapesado Actros 2651 6×4 é o caminhão escolhido pela RISA para transportar grãos e outros produtos da empresa, como fertilizantes, adubos e defensores agrícolas. Os primeiros 120 Actros 2651 entraram em operação em 2018, aos quais foram somadas 50 unidades no final de 2020, além de um Novo Actros 2651. Com isso, cerca de 80% da frota de caminhões 9 eixos da empresa são da marca Mercedes-Benz, operando com tritrens e também rodotrens.

“O sucesso do Actros e do Novo Actros nos tritrens da RISA reafirmam, mais uma vez, a versatilidade desse nosso extrapesado como um mix road, que opera com a mesma eficiência, economia e produtividade nas rodovias e nos trechos não pavimentados dentro das áreas de produção no campo”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Diante da expectativa de recorde de produção e de volumes fantásticos de transporte, é um orgulho ver o Actros e o Novo Actros mandando bem e respondendo às expectativas da RISA, uma referência no agronegócio, setor que segue liderando a economia do país.”, diz Leoncini.

Veja também

Por