A Scania anuncia que Christian Levin será o novo CEO global a partir de 1º de maio de 2021. Ele sucederá Henrik Henriksson, que deixará a Scania após 23 ano. Além de sua nova função na fabricante sueca, Levin permanecerá membro da diretoria executiva no grupo Traton, do qual a Scania faz parte.
Christian Levin iniciou carreira na Scania em 1994 como trainee e ocupou vários cargos gerenciais desde então. Ele tem uma vasta experiência profissional internacional e possui um mestrado em Engenharia Mecânica pelo Royal Institute of Technology em Estocolmo. Ele foi vice-presidente executivo e chefe de vendas e marketing da Scania na Suécia antes de ingressar na Traton.
“Com a paixão e os valores vamos continuar a conduzir a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Também seguiremos na jornada de transformação para garantir que possamos capturar as oportunidades à nossa frente à medida que o negócio de nossos clientes evolui”, afirma Christian Levin, novo CEO global da Scania.
Henrik Henriksson, que os últimos cinco foi CEO na Scania, vai ingressar na H2 Green Steel, empresa que pretende iniciar a produção de aço livre de fósseis até 2024. “Sair da Scania foi uma decisão muito difícil a ser tomada, empresa na qual passei toda a minha carreira profissional e que vejo como família. Tive uma jornada fantástica aqui e me sinto orgulhoso do que conquistamos. Também me sinto confiante de que a Scania está bem posicionada para o futuro, com um propósito claro de impulsionar a mudança para o transporte sustentável”, afirma Henriksson.
“Lamentamos que Henrik Henriksson esteja deixando a Scania e a família Traton, mas também estamos orgulhosos pelo novo grande desafio que ele enfrentará, uma combinação perfeita com a sua experiência única como líder em sustentabilidade”, diz Matthias Gründler, CEO da Traton e presidente do conselho de administração da Scania global. “Nossa indústria também se beneficiará muito com o aço livre de fósseis, e a Traton acompanhará esta trajetória com interesse. Felizmente, não poderíamos contar com um sucessor mais adequado do que Christian Levin. Sua carreira e conhecimento da indústria e da Scania são perfeitos. Ele irá manter o compromisso da marca com a sustentabilidade e impulsionar sua jornada de transformação.”