Meritor lança eixo traseiro para veículos pesados de até 45 toneladas

Desenvolvido no Brasil, o novo
eixo traseiro MS-160 EVO está mais leve e robusto e a previsão é que comece a ser produzido na fábrica de Osasco (SP) no segundo trimestre deste ano

A Meritor Brasil lança no mercado brasileiro o MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações em veículos de até 45 toneladas. Derivado do MS-160, eixo de grande representatividade da empresa no mercado global, o novo modelo recebeu diversas melhorias e está mais leve, mais robusto e com novo design, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul. A previsão é que este componente comece a ser produzido no segundo trimestre deste ano.
O eixo MS-160 EVO é uma evolução de seu antecessor e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utilizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e nas aplicações de ônibus urbanos e rodoviários.
Segundo Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia do produto da Meritor Brasil, o novo MS-160 EVO nasceu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às necessidades e tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica. “O sucesso deste projeto se traduz em muito trabalho, pesquisa de mercado e com os nossos clientes em suas particularidades de aplicações, afirma o gerente.
A equipe de engenharia da Meritor Brasil iniciou a criação do novo MS-160 EVO tendo como objetivo a otimização e integração dos componentes fundidos. Por meio do conceito Power Density foi possível chegar a um design mais robusto e sem fixadores ao integrar a caixa do diferencial com a caixa do pinhão, elevando assim a confiabilidade do produto em sua redução de componentes, mantendo a entrega técnica de sucesso que o produto possui atualmente.

Com isso, o MS-160 EVO apresenta redução de até 22 quilos no peso total, ou seja, de 74 quilos do MS-160 para 52 quilos. Ainda dentro das melhorias de redução de peso, a engenharia da Meritor desenvolveu nova caixa do satélite proporcionando melhoria significativa no processo de lubrificação do MS-160 EVO. “Trata-se de um produto novo, com maior disponibilidade do veículo em operação, bem como uma maior vida útil do sistema devido a eliminação da caixa do pinhão”, explica Brandão.
Este é mais um equipamento desenvolvido 100% no Brasil, desde a sua concepção até sua validação e homologação, realizados nos laboratórios da Meritor em Osasco (SP).

Por