A JAC Motors vendeu 11 caminhões elétricos no mercado brasileiro. São 10 veículos do modelo iEV1200T, com peso bruto total de 7,5 toneladas para a PepsiCo e um para a DHL Logística.
A PepsiCo vai testar os caminhões nas entregas urbanas na cidade de São Paulo e a DHL nas suas operações logísticas.
Segundo a JAC Motors, o caminhão urbano 100% elétrico possui baixo custo operacional e ampla versatilidade para ser empregado em diversas aplicações, com 200 quilômetros de autonomia, obtidos por intermédio de baterias de fosfato de ferro-lítio com 97 kWh de carga máxima. O JAC iEV1200T tem 177 cv de potência e 1200 Nm (122,4 kgfm) de torque, o que garante agilidade no trânsito urbano e facilidade de manuseio (não tem câmbio), perfazendo um custo por quilômetro rodado cinco vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente.
Equipado com sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um gerador. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV1200T terá autonomia superior aos 250 quilômetros.
“Numa conta rápida, um caminhão movido a diesel emite 500 gramas de CO2 por quilômetro rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano por percorrer 40 mil quilômetros. Ou 100 toneladas de CO2 em cinco anos. Ao longo de 30 anos, que é a vida útil média dos caminhões no Brasil, cada caminhão tradicional vendido no mercado brasileiro emitirá 600 toneladas de CO2”, detalha Sergio Habib, presidente do grupo SHC e da JAC Motors Brasil.