Volkswagen começa a vender a nova Amarok

Produzida na fábrica de General Pacheco, na Argentina, a nova picape recebeu nova calibração na central eletrônica, o que fez o motor 3.0 V6 TDI turbodiesel chegar a 258 cv de potência

A Volkswagen começou a vender no mercado brasileiro a nova Amarok com motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 258 cv, que é produzida na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

Para conseguir extrair potência extra, a Volkswagen realizou um trabalho primoroso sobre o moderno motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), que já equipava a picape. Com nova calibração da ECU (central eletrônica), o propulsor passou dos 225 cv (165 kW) para 258 cv (190 kW), ganho significativo de 33 cv (25 kW), ou 15%, entre 3.250 rpm e 4.000 rpm.

Juntamente com este ganho de potência, o torque foi elevado, passando de 56,1 kgfm (550 Nm) para 59,1 kfgm (580 Nm), um incremento de 5%. Esta força está totalmente à disposição do motorista entre 1.400 rpm e 3.000 rpm.

Outra novidade em termos de performance é a função Overboost, que permite, durante dez segundos, que o motorista tenha um incremento de 14 cv (10 kW), elevando a potência total da Amarok para 272 cv. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km por hora e 120 km por hora. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada. Depois de utilizada, a função Overboost volta a estar disponível após cinco segundos de intervalo.


A transmissão automática de oito marchas também passou por recalibração para adequação aos novos padrões de potência e torque. Este câmbio permite trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas (shift paddles) atrás do volante.


Assim como a transmissão automática, a tração integral 4MOTION foi mantida, garantindo capacidade e segurança máxima, especialmente em situações fora de estrada, como em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados. Outros recursos eletrônicos de série na picape Amarok são

o controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle automático de descida (HDC), assistente para partida em subida (HSA), sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), freios ABS off-road, sistema de frenagem na chuva (RBS), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma batida frontal).

Uma das principais qualidades da Volkswagen Amarok é proporcionar um rodar suave e confortável igual a de um utilitário esportivo, independentemente de a caçamba estar cheia ou vazia. Isso se deve à enorme quantidade de recursos tecnológicos e equipamentos para o conforto e a comodidade não apenas do motorista, mas de todos os ocupantes.

Na configuração topo de linha Extreme, a Amarok oferece ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, chave e chave reserva tipo canivete com comando remoto, função Coming & Leaving Home, piloto automático, display multifuncional com computador de bordo, faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em Led e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros (nas quatro portas) elétricos, sistema de alarme com comando remoto keyless.


Em termos de conectividade, as configurações Highline e Extreme trazem de série a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in , sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Autro.

A picape está disponível em três versões de acabamento – Comfortline, Highline e Extreme – e duas de motores – 2.0 TDI (turbodiesel) de 180 cv e 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 258 cv. Todas com cabine dupla. A picape tem 5.254 milímetros de comprimento, 3.097 milímetros de distância entre os eixos, 1.834 milímetros de altura e 1.944 milímetros de largura. Preparada para rodar grandes distâncias, o tanque de combustível tem capacidade para até 80 litros.


A caçamba tem capacidade volumétrica de 1.280 litros. Suas dimensões são 1.555 milímetros de comprimento, 580 milímetros de altura, 1.620 milímetros de largura e 1.222 milímetros entre as caixas de roda. A carga útil máxima é de 1.156 quilos.

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