Jamef testa caminhão elétrico da JAC Motors em São Paulo

O caminhão iEV1200T está equipado com bateria de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e propulsor elétrico, que gera 177 cv de potência e velocidade máxima de 90 quilômetros por hora

A Jamef Encomendas Urgentes, especializada em transporte de cargas fracionadas, iniciou a operação com o caminhão elétrico da JAC Motors. A validação e homologação começou na segunda quinzena de outubro, para  análises de performance e eficiência.

O modelo iEV1200T está equipado com bateria de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e propulsor elétrico, que gera 177 cv de potência e velocidade máxima de 90 quilômetros por hora. O caminhão elétrico está homologado para uma autonomia de até 250 quilômetros, de acordo com o padrão europeu NEDC. O veículo conta com sistema de regeneração de energia das frenagens e desacelerações por meio do i-Pedal. 

Para uso urbano, o caminhão elétrico oferece conforto, praticidade (devido às dimensões reduzidas), emissão zero de CO2, capacidade para 7,5 toneladas e o baixo custo operacional e de rodagem (cinco vezes menor), se comparado a um caminhão a diesel. 

O primeiro passo foi realizar um treinamento com a JAC Motors para compreender as manobras do veículo e instalar um ponto de recarga, 220V, dentro da Jamef, em sua matriz na Vila Guilherme em São Paulo (SP).

“O futuro caminha para isso. Esse sempre foi um desejo nosso e fomos atrás desse objetivo, conhecer de perto uma marca que tenha essa preocupação com o meio ambiente e que contribui efetivamente com a sustentabilidade ambiental. É um privilégio estar próximo do futuro que almejamos alcançar”, afirma Juliano Alba, gerente de tráfego, manutenção e frota da Jamef.

No dia 15 de outubro, foi realizada a primeira experiência nas vias de São Paulo. “É um carro silencioso, potente e extremamente confortável. Esse teste reforça o cuidado com o meio ambiente, pois o veículo além de não poluir, conscientiza o próximo e proporciona ganhos que refletem no planeta e individualmente”, diz o gerente da Jamef.

Veja também

Por