Emirates SkyCargo se prepara para distribuir a vacina da Covid-19

A empresa aérea reabrirá seu terminal de carga Emirates SkyCentral DWC no sul de Dubai, que servirá como hub dedicado às operações de armazenamento refrigerado e distribuição da vacina

A Emirates SkyCargo está criando em Dubai o primeiro hub de carga aérea do mundo dedicado à vacina da Covid-19. A empresa de vai reabrir seu terminal de carga Emirates SkyCentral DWC no sul de Dubai, que servirá como hub dedicado às operações de armazenamento refrigerado e distribuição da vacina.

A divisão de carga da Emirates também montou uma equipe dedicada de resposta rápida para coordenar as solicitações dos vários parceiros do ecossistema de distribuição internacional da vacina e agilizar sua resposta a essas solicitações de transporte da vacina.

“Dubai está bem posicionada para servir como centro de distribuição da vacina da Covid-19 para o resto do mundo. Temos a infraestrutura e logística e a localização geográfica que colocam os mercados que representam mais de dois terços da população mundial em um raio de 8 horas de voo. Ao longo dos anos, por meio do nosso investimento contínuo em recursos e processos para o transporte de produtos farmacêuticos que exigem controle de temperatura, a Emirates SkyCargo conseguiu colocar Dubai entre os principais clientes farmacêuticos globais, como o ponto de distribuição preferido durante todo o ano para suas cargas valiosas. A criação de um hub de carga aérea específico para a vacina da Covid-19 é um projeto fundamental que aproveita nossa rede, alcance e competências, causando um impacto positivo nas vidas de pessoas do mundo todo”, disse Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates.

O hub de vacina da Emirates SkyCargo no sul de Dubai será a maior instalação em terminal de carga aérea do mundo de vacina da Covid-19. O hub de Dubai permitirá à companhia receber as vacinas dos locais de fabricação em todo o mundo, armazená-las e preparar remessas para distribuição regional e global.

O Emirates SkyCentral DWC tem mais de 4.000 metros quadrados de área de armazenamento somente para produtos farmacêuticos, com controle de temperatura e certificação de boas práticas de distribuição (BPD), permitindo o armazenamento e a distribuição em grande escala das vacinas da Covid-19. No geral, estima-se que a instalação pode armazenar cerca de 10 milhões de frascos da vacina na faixa de temperatura de dois a oito graus Celsius.

A infraestrutura de última geração da Emirates SkyCentral DWC também está equipada com uma das maiores frotas do mundo de Cool Dollys (pequenas unidades móveis de transporte refrigerado), ajudando a proteger cargas de temperatura controlada entre a aeronave e o terminal de carga. Além disso, o grande número de docas de caminhões com temperatura controlada e a proximidade do terminal aos portões de estacionamento de aeronaves garantem a liberação rápida e eficiente da carga para posterior distribuição.

Além do armazenamento refrigerado, a Emirates SkyCargo também tem áreas dedicadas a serviços de valor agregado, como recongelamento e re-embalagem de vacinas para distribuição global aos seus clientes.

A vasta área da instalação, que pode movimentar milhões de doses de vacinas, e a criação de uma equipe dedicada para processar as solicitações permitirão à Emirates SkyCargo atender com eficácia ao grande volume de solicitações urgentes de transporte de vacina para outros mercados, assim que a vacina estiver disponível.

Por meio de uma combinação de voos programados e fretados, a transportadora de carga poderá levar a vacina aos mercados onde será mais necessária.

A Emirates SkyCargo tem décadas de experiência com o transporte de produtos farmacêuticos e vacinas de temperatura controlada para fabricantes globais, oferecendo soluções inovadoras que atenderão ao desafio de distribuir globalmente a vacina da Covid-19 em um curto período de tempo depois de sua disponibilização.

Desde 2016, a transportadora de carga aérea investiu muito em suas capacidades de transporte de produtos farmacêuticos que exigem controle de temperatura. Com isso, criou um produto especializado – o Emirates Pharma – e desenvolveu infraestrutura adequada para produtos farmacêuticos, certificada com BPD em Dubai e nos principais pontos de origem e destino do seu programa de corredores de transporte de produtos farmacêuticos que atualmente cobre mais de 30 cidades. A Emirates SkyCargo movimentou mais de 250 mil toneladas de produtos farmacêuticos nos últimos quatro anos.

Com sua frota de aeronaves de fuselagem larga modernas e eficientes e uma rede que abrange mais de 130 destinos em seis continentes, combinada à localização geográfica estratégica de seu hub em Dubai, a Emirates SkyCargo poderá transportar rapidamente as remessas de vacinas das fábricas para o hub de armazenamento da vacina e depois para o resto do mundo em uma combinação de voos programados de carga e passageiros.

Nos últimos meses, a Emirates SkyCargo tem trabalhado para restaurar sua rede global e conectividade de carga com a retomada de voos para 75 destinos em maio, 100 em julho e quase 135 destinos no início de outubro. A rede da Emirates SkyCargo cobre todos os principais grupos farmacêuticos e locais de fabricação, facilitando o transporte da futura vacina contra a Covid-19, assim que iniciar a fabricação em grande escala.

Por