Inaugurada no Brasil a linha de produção de chassis de ônibus mais moderna e conectada do Grupo Daimler

Com investimento de mais de R$ 100 milhões, a nova linha de produção de chassis Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo está preparada para fabricar ônibus com tecnologias do futuro

A Mercedes-Benz do Brasil inaugura sua nova linha 4.0 de produção de chassis de Ônibus. Alcança assim mais um marco pioneiro: esta é a primeira fábrica 4.0 do segmento, construída nas instalações industriais da empresa em São Bernardo do Campo (SP), onde iniciou suas operações no país em 1956. A data escolha para a inauguração – 28 de setembro – comemora os 64 anos de atividades da Mercedes-Benz no Brasil.

“Investimos mais de R$ 100 milhões na nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Esse montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões da nossa empresa entre 2018 e 2022”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente nesse segmento, estamos entregando a fábrica de ônibus mais tecnológica do país. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade como um todo. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus.”

Com novos processos e o uso de tecnologias sofisticadas, a Mercedes-Benz passa a produzir chassis de ônibus com ainda mais qualidade, segurança e confiabilidade para os clientes que operam no transporte urbano e rodoviário de passageiros, contribuindo para a melhoria da mobilidade e também da compatibilidade ambiental no país, informa a fabricante.

O conceito da nova linha de produção e os modernos recursos asseguram à Mercedes-Benz maior flexibilidade para atender às demandas dos clientes. Com a inauguração, a montadora se firma como a empresa mais avançada em tecnologia 4.0 na indústria brasileira do setor. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabines em 2019, e chega agora à Linha de Ônibus. O próximo passo é tornar as linhas de componentes, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, o que traz mais ganhos de eficiência e produtividade para a fabricante, acelerando o atendimento aos seus clientes.

“A inauguração da nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus coloca nossa planta brasileira num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial”, diz Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses. “Essa conquista reafirma a importância estratégica da Mercedes-Benz no Brasil como o maior mercado de ônibus para o Grupo Daimler no mundo, onde temos uma liderança histórica e destacada. Além disso, reforça seu papel como Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz”.

A nova linha de chassis de ônibus da Mercedes-Benz é 12% mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas. Além disso, alcança 20% de ganho de eficiência logística, devido à redução de armazéns de peças de oito para dois, ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha de 20% para 45% e à redução do armazenamento de componentes de sete para no máximo cinco dias. “Isso se traduz em agilidade, eficiência e produtividade e nos deixa muito entusiasmados frente a muitos outros ganhos que ainda temos a somar com a evolução constante de nossa fábrica”, afirma Karl Deppen.

Outro aspecto muito importante associado ao avanço da Indústria 4.0 na Mercedes-Benz é que os próprios colaboradores têm participação decisiva na concepção do ambiente de trabalho, que oferece melhor ergonomia e segurança, trazendo reflexos muito positivos em produtividade, acrescenta a empresa.

Foram três anos entre desenvolvimento e construção da nova linha de produção, que concentra a montagem dos chassis, desde os micros aos pesados e articulados, além da logística de peças, num sistema moderno, integrado e inteligente de gerenciamento da produção.

Alta tecnologia traz inovação

A inovadora fábrica de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil chama a atenção pelo diversificado universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias de última geração, totalmente conectados. Entre os avançados recursos se destaca o Bus Data Center, plataforma online que permite acompanhar 100% das operações de ônibus, desde o planejamento até a qualidade feita no encarroçador, por qualquer plataforma (celular, notebook ou tablet). Essa ferramenta tem interface com diversas áreas de São Bernardo do Campo e, no futuro, com outras fábricas da Daimler.

Além disso, na nova fábrica 4.0, há avançadas tecnologias, como AGV (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente), EOM (Electrical Overhead Monorail, sistema de transporte aéreo), elevadores automáticos, célula robotizada, apertadeiras eletrônicas, chamadas de peças por wi-fi e monitores touch screen de tela ampla.

“Dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas e AGVs, por exemplo, são armazenados em um Data Lake e alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data. Utilizando recursos de Analytics, pode-se monitorar a qualidade de todos os produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de vendas, flexibilizando o mix de produção”, informa a Mercedes-Benz.

Na logística de peças, existem ainda as empilhadeiras com câmeras que orientam toda a movimentação e sensores luminosos nas prateleiras de estoque que monitoram a entrada e a saída de materiais.

A nova linha de produção também se destaca pela inteligência em aproveitamento de espaço. O conceito “One roof assembly” (montagem sob o mesmo teto) e o formato em “Y” da linha de produção permitem que sejam inseridos diversos modelos de chassis de ônibus simultaneamente na montagem, ganhando-se em flexibilidade para atender às demandas dos clientes. Atualmente, são mais de 2.000 variantes de chassis de ônibus possíveis de serem produzidas, desde os micro-ônibus LO aos O-500 articulados e superarticulados, passando pelos modelos OF, LO, OH e os da linha O 500 de urbanos e rodoviários.

Já o conceito “Fishbone” resulta em estoque e supermercado de peças, pré-montagem e montagem final totalmente integrados, otimizando e agilizando o processo de produção dos veículos.

Os mais de oito antigos armazéns logísticos serão concentrados em dois Hub Logísticos, totalmente integrados à linha de montagem. Cada um deles próximo a um centro de produção. Essa mudança proporciona melhorias na ergonomia e na segurança dos colaboradores, mais rapidez na produção e maior agilidade de processos, além da diminuição nos custos de transporte.

A nova fábrica traz ganhos importantes para o meio ambiente, contribuindo para uma operação mais sustentável. A economia de energia é um bom exemplo. Houve redução de 67% no consumo de energia com a adoção de lâmpadas Led em 100% da linha de produção. Outra melhoria é a não utilização de papéis, porque o colaborador encontra todas as informações que precisa de forma 100% digital.

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