JAC Motors traz ao Brasil picape e caminhão elétricos

Com bateria de fosfato de ferro-lítio, a picape tem autonomia de 320 quilômetros e o caminhão de 200 quilômetros, levando até quatro toneladas de carga útil

O grupo SHC traz para o mercado brasileiro mais dois veículos elétricos da fabricante chinesa JAC Motors – a picape iEV 330P e o caminhão leve iEV 1200 T –, completando o portfólio composto por outros três modelos elétricos que a empresa já comercializa no Brasil: o SUV iEV 20 (compacto), o iEV 40 (pequeno) e o iEV 60 (médio).

Os dois veículos estão equipados com bateria de fosfato de ferro-lítio, que possuem maior densidade de carga que o íon-lítio e, por isso, são mais adequadas a transporte de carga, segundo a fabricante.

A picape iEV 330P, primeira e única 100% elétrica produzida no mundo, tem autonomia de 320 quilômetros com o carregamento máximo de 67,2 kWh das baterias. Com 150 cv de potência, o modelo com cabine dupla tem capacidade para transportar 800 quilos de carga útil.

“Conceitualmente, a picape 100% elétrica tem tudo para alcançar os objetivos de governos e mercado corporativo em diminuir fortemente sua média de emissão de CO2 e outros poluentes, além de ter uma manutenção seis vezes mais barata que os similares a diesel”, afirma Sergio Habib, presidente do grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

A picape elétrica está à venda no mercado brasileiro a partir de R$ 289.900 e, segundo o grupo SHC, responsável pela importação dos veículos, 25 unidades foram vendidas e serão entregues a partir de janeiro.

Caminhão – O caminhão leve iEV 1200T tem peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas e capacidade para levar até quatro toneladas de carga útil. A bateria de 97 kWh dá ao veículo autonomia de até 200 quilômetros, ideal para entregas urbanas. Este veículo custa R$ 349.900.

Das 100 unidades vendidas deste caminhão elétrico, as primeiras serão entregues neste mês e até o fim do ano mais 50 unidades, completando o fornecimento em janeiro e fevereiro de 2021. “Tenho grande expectativa pelo iEV1200T. Recebemos dezenas de consultas de frotistas e empresas, que querem de qualquer modo reduzir a emissão de CO2 e outros poluentes de suas frotas”, revela Habib.

Entre as empresas que adquiriram o caminhão elétrico da JAC Motors estão a PepsiCo Foods, uma das maiores empresas de alimentos do mundo; a CPFL, que atua na distribuição de energia elétrica no interior de São Paulo, e a Porto Seguro.

Segundo Habib, a eletrificação não pode ficar circunscrita a uma iniciativa de marketing, objetivando aprimorar a imagem da marca ao torná-la amiga do meio ambiente.  “Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Nossa família de cinco veículos elétricos assume o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”, diz o presidente da JAC Motors Brasil.

A JAC Motors é o quinto maior fabricante mundial de BEV (Battery Electric Vehicle) e possui 5% das vendas de todos os modelos 100% elétricos que são vendidos na China.

Por