MWM inicia a fabricação dos motores MAN D26 para caminhões Volkswagen

Os propulsores MAN D26 de 460 cv e 520 cv de potência equiparão os novos caminhões extrapesados da Volkswagen Caminhões e Ônibus lançados neste mês

A MWM, fabricante de motores diesel e grupos geradores de energia, está produzindo em uma linha exclusiva na fábrica de Santo Amaro (SP) os motores diesel MAN D26, que equiparão os novos caminhões extrapesados da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O novo acordo assinado com a Volkswagen Caminhões e Ônibus prevê a montagem dos motores MAN D26 de 13 litros em duas versões de potência: 460 cv e 2300 Nm @950 a 1400 rpm e 520 cv e 2500 Nm @1000 a 1400 rpm. Além da montagem dos motores, a MWM também será responsável pela usinagem dos blocos dos motores MAN D26.

Segundo José Eduardo Luzzi, presidente & CEO da MWM, este projeto vem fortalecer ainda mais a parceria de mais de 39 anos com a Volkswagen, que envolve não somente o fornecimento motores como a participação no consórcio modular em Resende (RJ). “Este projeto é fruto do trabalho desenvolvido por equipes altamente capacitadas e nos motiva a ir além, buscando o desenvolvimento e a excelência operacional, amplamente reconhecida pelos nossos clientes”, afirma Luzzi.

“A nova família de caminhões extrapesados Volkswagen estreia no mercado com o consagrado motor MAN D26, agora desenvolvido pela nossa engenharia e produzido nacionalmente, com coração verde e amarelo. Esta parceria com a MWM já rende bons frutos, caso da produção local dos motores MAN D08, e certamente credenciou para este novo momento”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Para o desenvolvimento da linha, foram aplicados todos os processos já consagrados nas demais linhas de montagem da MWM, como conceitos da Indústria 4.0, com tecnologias como integração de sistemas, Iot, simulações, realidade aumentada/virtual, manufatura aditiva e Cybersecurity. Como resultado, a linha de motores MAN D26, possui alto grau tecnológico e controles de qualidade.

“A inauguração da linha de montagem MAN D26, representa mais um marco conquistado pela MWM com a consagrada parceria com a VW Caminhões e Ônibus”, afirma Michael Andreas Ketterer, diretor da unidade de negócios de operações e qualidade da MWM. “A cada novo projeto, nos reinventamos, nos dedicamos em cada etapa do processo produtivo para que seja inovador, baseado nas atividades de lean manufacturing e de forma a atingir os elevados níveis de produtividade esperados pela companhia. A nova linha de motores MAN D26 é o estado da arte dos novos conceitos de tecnologia e indústria 4.0.”

Por