Kia Motors começa a vender o caminhão Bongo modelo 2021 esta semana

Com preço de R$ 99.990,00, o veículo fabricado no Uruguai vem com o cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os seus três ocupantes

A Kia Motors do Brasil inicia esta semana a comercialização do novo caminhão leve Bongo. Com preço de R$ 99.990,00, o veículo vem agora com o cinto de três pontos e encosto de cabeça ao ocupante do meio, em cumprimento às novas legislações brasileiras de segurança veicular que tornaram mandatória a venda desse segmento com a classificação ano/modelo 2021.
“Ao longo de 2019, com a participação de engenheiros e fornecedores brasileiros e uruguaios, desenvolvemos e testamos os pontos de fixação do cinto e o encosto de cabeça. As novidades, homologadas por certificadoras, asseguram o conforto e a segurança de todos os seus ocupantes, sendo um motorista e dois passageiros”, afirma Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia Motors do Brasil.
O novo Bongo K2500 possui motor 2.5 litros turbo diesel intercooler e 130,5 cv de potência. Sua transmissão é manual de seis velocidades. Ágil, prático e econômico, o Kia Bongo foi especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário, segundo a fabricante. Nos grandes centros urbanos do país, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, o Bongo possui a vantagem de poder circular por ser um VUC (Veículo Urbano de Carga).
No primeiro semestre de 2020, a empresa também disponibilizou outra novidade em conforto com a comercialização de nova versão com ar-condicionado de fábrica. A capacidade de carga no chassi é de 1.812 quilos. Outro atributo do Kia Bongo é a garantia de três anos ou 100 mil quilômetros.
Fábrica do Uruguai – A Kia Motors do Uruguai, do grupo empresarial Gandini, comemorou dia 12 de agosto dez anos do início de produção do caminhão leve Bongo K2500 na fábrica compartilhada da Nordex no país vizinho. Nesse período foram fabricada 30 mil unidades do modelo, das quais 27.500 veículos foram destinados ao mercado brasileiro e 2.500 unidades para o mercado uruguaio. Inaugurada no dia 12 de agosto de 2010, a linha de produção recebeu à época investimentos de US$ 25 milhões. A partir daí, mais US$ 10 milhões foram aplicados na modernização dos equipamentos da fábrica e também no desenvolvimento de fornecedores, entre brasileiros, uruguaios e argentinos, que asseguram índice de conteúdo regional de 55% do Bongo K2500. Durante essa primeira década da fábrica uruguaia, o Kia Bongo K2500, para atender a todas as exigências da legislação brasileira, passou por várias fases de melhorias tecnológicas, como do motor Euro 3 para Euro 5, freios ABS, airbags para motorista e passageiro, ar-condicionado e, por fim, no ano passado, o desenvolvimento do cinto de segurança de três pontos e o encosto de cabeça para o ocupante do meio. “A planta compartilhada Kia-Nordex para o Bongo tem capacidade instalada de 12 mil unidades por ano, em dois turnos. No entanto, por diferentes motivos mercadológicos, em especial no Brasil, ainda não foi possível se atingir esse objetivo. Mas, a partir de agora, com o substancial aumento das atividades de e-commerce e, consequentemente, de delivery, como está ocorrendo intensamente no mercado brasileiro, esperamos aumentar a produção e a venda do Bongo”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Uruguai e também da Kia Motors do Brasil. Atualmente, a fábrica uruguaia conta com cerca de 200 funcionários e gera outros 400 empregos indiretos, de fornecedores e de logística. Por conta da atual crescente demanda, a empresa projeta fechar o ano com a venda de 3.000 unidades somente no mercado brasileiro.

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