Transportadora Lenarge renova frota com mais 200 caminhões Volvo FH

Os novos caminhões serão utilizados no transporte de granéis sólidos, o foco da operação da transportadora, e serão entregues até dezembro.

Uma das maiores transportadoras brasileiras em seu setor de atuação, a mineira Lenarge acaba de adquirir 200 caminhões Volvo FH. A empresa está renovando e ampliando sua frota, que agora soma 760 veículos, 95% deles da marca Volvo. Os novos caminhões serão utilizados no transporte de granéis sólidos, o foco da operação da transportadora, que concentra seus negócios nos segmentos de mineração, siderurgia, cimento e celulose. Os veículos serão entregues até dezembro.

“Temos uma excelente relação com a Volvo. É uma parceria de 20 anos, desde que compramos nosso primeiro FH”, declara Márcio Afonso de Moraes, diretor-presidente da Lenarge. Ele lembra que a escolha pela marca se deve também a alguns dos principais atributos do caminhão: robustez, confiabilidade e baixo consumo de combustível.

“A Lenarge é um tradicional cliente da Volvo e sempre foi extremamente profissional e exigente. Por isso ficamos muito felizes com a consolidação dessa parceria e com a escolha do caminhão FH, o campeão de vendas dos últimos anos”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil. “A tecnologia dos nossos caminhões e serviços, além da assistência de nossa rede de concessionárias, tem contribuído para melhorar de forma significativa os resultados dos nossos clientes”, complementa.

“O transporte de granéis sólidos é um negócio altamente profissionalizado, muito competitivo e de margens apertadas. Para crescer nesta área, é preciso ter custos reduzidos, alta produtividade, eficiência administrativa e um controle rígido operacional. Contar com um caminhão confiável e de alta performance como o FH é uma parte muito importante dessa equação”, explica Márcio Moraes. Ele destaca ainda que usa o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frota da Volvo, conseguindo até 8% de economia de combustível.

Conforme as exigências logísticas dos clientes, a frota da Lenarge roda em curtas, médias e longas distâncias, levando os produtos das minas e das fontes de abastecimento até os terminais portuários, de onde são exportados para os principais mercados mundiais, segundo a empresa.

Depois de paralisar parte de seus caminhões e experimentar uma queda de 10% nas receitas nos primeiros 30 dias da pandemia, a transportadora, sediada em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, voltou à toda carga após o período crítico inicial e já dá sinais de recuperação e até de retomada do crescimento.

Expansão

De janeiro a junho deste ano, seus caminhões já transportaram 4,3 milhões de toneladas, volume ligeiramente superior aos 4,15 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020. No primeiro semestre, a frota rodou 25 milhões de quilômetros, a mesma distância percorrida até junho do exercício passado. “Estamos otimistas. Devemos superar os números de 2019, com uma evolução de 10%”, prevê Moraes, estimando para 2020 mais de 9 milhões de toneladas transportadas e 50 milhões de quilômetros a serem percorridos.

Com um sólido posicionamento no mercado, a Lenarge tem boas razões para crer na recuperação e até no aumento dos volumes: as grandes empresas de mineração, siderurgia, cimento e celulose que formam sua carteira de clientes estão na fatia da economia beneficiada pelo cenário cambial de fortalecimento do dólar. Com a valorização do dólar e o aumento do preço de algumas commodities, a produção das fábricas brasileiras, que inicialmente havia caído, já se recupera e dá sinais de expansão, de acordo com a empresa.

O quadro favorável está estimulando a Lenarge a investir, tanto na renovação e na ampliação da frota, como na contratação de mais motoristas. “Estamos com vagas abertas”, anuncia Moraes, comentando que pelo menos metade dos 200 novos caminhões precisarão de condutores. “Temos uma política de investimentos contínuos. Nossos veículos são regularmente substituídos para mantermos alta disponibilidade e grande produtividade e reduzirmos os custos com manutenção”, diz.

Outro investimento da Lenarge é na manutenção. Todos os 200 novos caminhões FH, financiados pela Volvo Financial Services, têm o Plano de Manutenção Ouro da Volvo, o mais completo, cobrindo todas as manutenções preventivas e corretivas.

Veja também

Por